PF pede ao STF para investigar desvio no orçamento secreto

A PF quer apurar se houve irregularidades no uso de dinheiro oriundo de emendas para compra de tratores.

PF pede para apurar desvios no orçamento secreto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A Polícia Federal pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abrir um inquérito para apurar o envolvimento de parlamentares em desvios de verbas através das emendas de relator, no chmado "orçamento secreto". O pedido foi encaminhado à ministra Rosa Weber.

A PF quer apurar se houve irregularidades no uso de dinheiro oriundo de emendas para compra de tratores.

Os recursos do "orçamento secreto" têm origem em emendas parlamentares cuja transparência é questionada em ações no Supremo e no Tribunal de Contas da União (TCU). No último dia 9, o STF referendou a decisão da ministra Rosa Weber que suspendeu o pagamento dessas emendas.

Em outubro, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, afirmou em audiência na Câmara dos Deputados que a CGU e a PF já estavam apurando um suposto esquema de "venda de emendas".

No pedido de abertura de inquérito enviado ao Supremo, a PF informou que quer identificar os autores das emendas relacionadas a supostas irregularidades.

Em maio, o jornal "O Estado de S. Paulo" publicou reportagem segundo a qual parte do dinheiro do "orçamento secreto" serviu para a compra de tratores superfaturados e obras consideradas irregulares pelo TCU.

 PF pede ao STF para investigar desvio no orçamento secreto Foto: Rosinei Coutinho/STF 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES