PGR quer depoimento de Magno Malta por fala sobre racismo contra Vini Jr.

Vice-procuradora, Lindôra Araújo afirmou que falas do senador são graves e podem, em tese, configurar crimes resultantes de preconceito ou discriminação contra a comunidade negra.

PGR quer depoimento de Magno Malta por fala sobre racismo contra Vini Jr. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que seja realizado o depoimento do senador Magno Malta (PL-ES) em relação à sua declaração que associou a defesa do jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid, contra casos de racismo a organizações de proteção dos animais.

A vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que "os fatos são graves e requerem investigação" e que a declaração do parlamentar pode, em teoria, configurar crimes relacionados a preconceito ou discriminação.

No que diz respeito aos insultos de cunho racial, como chamarem Vinicius Jr. de "macaco", ocorridos no estádio do Valencia no domingo (21), Malta declarou que os defensores dos animais deveriam se preocupar com a defesa dos animais. Essas declarações foram feitas durante uma sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na última terça-feira (23).

“Então, é o seguinte: cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Vejam quanta hipocrisia! E o macaco é inteligente, está bem pertinho do homem, a única diferença é o rabo", afirmou Malta durante reunião da comissão de assuntos econômicos”.

Segundo Lindôra Araújo, “o teor da mensagem do congressista tem o condão de possivelmente evidenciar o dolo [intenção] de uma conduta discriminatória e preconceituosa contra a comunidade negra”. A PGR avalia que o depoimento é importante para definir os desdobramentos da apuração no STF.

Em sua argumentação, o senador Magno Malta sugeriu que a mídia deu destaque ao assunto buscando aumentar sua audiência. "Estão revitimizando-o, porque esse assunto dá Ibope para eles ganharem mais patrocinadores. É uma falta de vergonha", afirmou.

"Em vez de promover Vinicius, eles continuam revitimizando-o. Ele já fez o desabafo dele. Ele é simplesmente um gênio, ele joga hoje no Real Madrid como jogava quando estava no time júnior do Flamengo, sem se importar com quem está em campo e assim por diante", acrescentou.

De acordo com o senador, além do racismo, também há inveja por trás dos ataques direcionados a Vinicius Jr. "O que fizeram é uma barbaridade, é desonesto o que fizeram, é desonesto. Embora tudo esteja sendo atribuído à cor da pele, há muitos outros fatores envolvidos: há inveja, há aqueles que desejariam ser como ele e não conseguem", argumentou.

Na quarta-feira (24) foram protocolados dois requerimentos de instauração de processo disciplinar contra o senador Magno Malta no Conselho de ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal. O primeiro foi assinado por jornalistas, ex-atletas e celebridades e diz que a fala do senador é "incompatível com o decoro parlamentar" e pede que Malta perca o mandato de senador.

Já o segundo pedido foi protocolado pelo PSOL, chama a fala de Magno Malta de "racista" e "desumana" e também pede a cassação do mandato parlamentar. O PSOL ainda protocolou uma notícia crime contra o senador no STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES