PI terá lei que beneficia pequenos produtores e combate a grilagem

Estado passará a ter uma lei atualizada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como previsto pela base governista, a proposição que trata dos dispositivos referentes à regularização fundiária no Piauí foi aprovada na manhã de ontem na Assembleia. Com a anuência dos parlamentares, o Estado passará a ter uma lei atualizada e condizente aos anseios de distintas regiões, abarcando principalmente a valorização dos pequenos produtores.

Na matéria foram inseridas emendas dos deputados Rubem Martins (PSB), João de Deus (PT) e Zé Santana (PMDB), corroborando mudanças específicas que não afetaram a essência inicial, dentre elas, consta o estabelecimento de que as áreas superiores a 2.500 hectares sejam regularizadas a título de colonização, a autorização de convênio entre o Interpi, a Corregedoria do Tribunal de Justiça e cartórios visando a gratuidade ou uma taxa cartorária acessível, a não exclusão dos agricultores familiares dos programas sociais, entre outras.

No ápice das perspectivas, a nova legislação proporciona maior segurança ao processo, dispondo sobre a concessão do título de terras, de modo que a economia local possa ser dinamizada por intermédio da produção de gêneros alimentícios. Nisso, o secretário de Regularização Fundiária do Piauí, José Osmar Alves, que acompanhou de perto as discussões em torno da matéria no Plenário, destacou os principais pontos a serem comemorados.

“O projeto de lei prevê a regularização de todos os assentamentos do estado e garante terra para as pessoas que ainda não estão assentadas. O projeto prevê ainda a celebração de convênio entre o Interpi, a Corregedoria de Justiça e a entidade dos cartórios para que haja a isenção dos custos ou que os preços sejam módicos para o primeiro registro dos imóveis dos agricultores familiares”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES