Piauí aguarda perícia do Exército e análise do STF sobre litígio com Ceará

Deputado está confiante no resultado da perícia feita pelo Exército.

Franzé Silva | Thiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí (Cete), deputado Franzé Silva (PT), disse estar confiante de que o resultado da perícia que está sendo feita pelo Exército na área de litígio entre o Piauí e o Ceará e a manifestação posterior do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam favoráveis ao lado piauiense.

O parlamentar, que é também vice-presidente da Alepi, explica que a fase de perícia está adiantada e que o Piauí cumpriu, adequada e tempestivamente, todos os procedimentos processuais. “O Ceará, pelo contrário, não quis participar do rateio do custo da perícia. O governador Wellington Dias, por sua vez, depositou, integralmente, o valor solicitado para essa tarefa pela ministra Cármen Lúcia”, pondera.

Franzé se refere, nesse caso, ao valor de R$ 6,9 milhões depositados pelo Piauí para pagamento do serviço de perícia a ser realizado pelo Comando do Serviço de Cartografia do Exército Brasileiro e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), por ocasião da impetração, pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-PI), da Ação Cível Ordinária 0001831 (24/08/2011), junto ao Supremo, contra o Ceará.

Deputado Franzé diz que a perícia está adiantada 

Litígio completa 142 anos

“A ministra, portanto, liberou esse recurso para o Exército, que está em atividade, fazendo o trabalho técnico que irá subsidiar todo o processo. Temos os documentos geográficos, históricos e as peças colocadas pela PGE-PI e PGE-CE. Estamos na fase em que a ministra Cármen vai pegando o resultado técnico da perícia, se manifestará quanto ao seu voto e, posteriormente, levará ao pleno do STF”, esclarece Franzé.

Em 2022, o litígio envolvendo os estados do Piauí e Ceará completa 142 anos. Isso, porque, a partir da publicação do Decreto Imperial Nº 3.012, de 22 de outubro de 1880 – que alterou a linha divisória das Províncias do Piauí e Ceará –, surgiram entre os dois entes federados três áreas de litígio em suas fronteiras, cuja área total é de 2.889 km² e envolve sete municípios do lado do Piauí e treze da parte do Ceará.

No caso do Piauí, os municípios são Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves, São João da Fronteira, Pedro II, Buriti dos Montes e São Miguel do Tapuio. No Ceará, os municípios são Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajaara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús. A previsão de conclusão da perícia do Exército é neste ano de 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES