Piauí ainda não vacinou 50% do rebanho contra Febre Aftosa

Prazo para o término da vacinação vai até o dia 30 de junho.

Deputado João Mádison | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado João Madson (MDB) e o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, convocaram os criadores do estado para vacinar o rebanho contra a Febre aftosa. O prazo termina nesta quarta-feira, dia 30.

O deputado afirma que está preocupado com o índice de vacinação contra a aftosa, pois o Estado ainda não chegou a 50% de vacinação no Piauí. 

"Estamos no final do período de vacinação. Então nós queríamos o empenho de todos os criadores e de todos aqueles que se preocupam com o agro, que possam vacinar o seu rebanho ou que fale com o seu vizinho para que possamos vacinar todo o nosso rebanho para que o Piauí tenha um índice alto de vacinação para que o Estado saia do risco desconhecido também sem vacinação. Outros Estados já conseguiram esse título, mas o Piauí não”, destacou João Madson.

Deputado alerta aos criadores para vacinar o rebanho (Foto: Thiago Amaral)

Teresina tem cerca de 20 mil cabeças de gado

O deputado acrescentou que conversou com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) e com a Prefeitura de Teresina para um empenho coletivo com o objetivo de incentivar os criadores sobre a vacinação. Segundo o deputado, Teresina tem em torno de 20 mil cabeças de gado.

O presidente da APCZ também pediu o empenho dos criadores com a vacinação. “Esse ano tivemos uma campanha diferente, com 2 meses para a vacinação dos rebanhos. Geralmente são 30 dias de vacinação, e agora tivemos dois meses. Mas mesmo assim os criadores não aderiram à vacinação", disse. 

O índice de vacinação está muito baixo e por conta disse podemos perder o status de livre com vacinação e também o fechamento de barreiras, com a impossibilidade dos nossos produtos de entrarem em outros Estados. "Então nós vamos diminuir o valor dos nossos animais e, consequentemente, diminuir a renda do produtor, o que é péssimo para o pequeno e médio produtor. Precisamos correr contra o tempo e por isso convoco todos os criadores que vacinem seus animais e certifique logo em seguida para que possamos continuar avançando na erradicação da febre aftosa ”, acrescentou André Nogueira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES