Piauí atinge menor patamar de dependência da União

Atualmente, 54% dos recursos que entram no Estado são de arrecadação própria

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Balanço divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no último final de semana, referente ao quinto bimestre do ano (ou seja, setembro e outubro), aponta que o Piauí voltou a registrar uma queda na dependência financeira da União. A redução nos repasses federais aos entes federados aliada ao crescimento na receita própria fez com que o Estado chegasse novamente ao menor patamar da história recente em outubro. Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional revelaram que 54% da receita corrente total do Estado corresponderam a receitas próprias (ante 53% em agosto - a mínima anterior), enquanto 46% vieram de transferências.

Com os novos indicadores, o Piauí hoje já é menos dependente da União do que uma série de Estados, como Amapá, Roraima, Acre, Tocantins, Maranhão e Sergipe. No Acre, por exemplo, 65% da Receita Corrente Total foi atribuída a transferências correntes. Ou seja, a cada R$ 10, quase R$ 6,50 não foram de receitas próprias do Estado. No Nordeste, Pernambuco é o ente menos dependente.

Cabe indicar que o Relatório Resumido da Execução Orçamentária de Estados e Distrito Federal (RREO em Foco) referem-se ao quinto bimestre de 2019. O documento traz informações fiscais consolidadas do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública desses entes da Federação.

Nesse sentido, os dados do "RREO em Foco" são declarados pelos próprios Estados. Por isso, diferenciam-se das estatísticas anuais que já vêm sendo publicadas pelo Tesouro conforme o Programa de Ajuste Fiscal (PAF). Com a implantação da Matriz de Saldos Contábeis a partir de janeiro de 2018, a tendência é que haja informações cada vez mais fidedignas e que esses dois boletins convirjam no futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES