Piauí bate recorde histórico na geração eólica em setembro

O crescimento é de 20% no comparativo ao ano passado, o Estado produziu 1.159 Mw

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em setembro, o Piauí bateu o recorde histórico na geração de energia eólica, com a produção de 1.159 megawatts (MW) médios. Em julho, as usinas eólicas já haviam superado o patamar de 1.000 megawatts, resultado mantido também em agosto. Além disso, nos últimos 12 meses, o volume de energia eólica gerada no Piauí cresceu mais de 20%, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), que mede as usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Quando se compara com o resultado dos últimos cinco anos, ou seja, o assinalado em setembro de 2015, o crescimento é de 585%. Ou seja, o Piauí mais do que quintuplicou a geração de energia nessa matriz renovável.

Os bons resultados obtidos no Piauí ajudaram a alavancar o sistema no Estado como todo, o ONS também sintetiza que a energia eólica registrou recorde de geração média diária no Nordeste no dia 06 de setembro, ao produzir 8.722 MW médios, com um fator de capacidade de 74%. O volume de energia foi responsável por atender 87% da carga da região no dia. 

 

O recorde decorreu da intensificação do sistema de alta pressão que atuou no litoral do estado da Bahia, o que proporcionou geração eólica mais elevada, principalmente, nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco. 

 Cerne

O recorde anterior de geração média no Nordeste havia ocorrido em 26 de agosto, quando foram produzidos 8.650 MW médios. 

Além disso, o Operador Nacional do Sistema ainda revela que no dia 23 de setembro, o Nordeste também bateu o recorde de geração de energia eólica instantânea; o pico de geração eólica foi registrado às 22h57, quando foram produzidos 9.749 MW, com um fator de capacidade de 83%. O montante correspondeu a 89% de toda a carga do Nordeste naquele momento. O recorde anterior havia ocorrido em 5 de agosto, quando foram gerados 9.632MW.

Um novo recorde de geração eólica instantânea no SIN também foi registrado no dia 23. O pico de geração atingiu 11.257 MW, às 22h57.

Os recordes decorreram da intensificação do sistema de alta pressão sobre a região Sudeste e o sul do estado da Bahia, o que proporcionou geração eólica mais elevada.

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES