Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Piauí bate recorde histórico na geração eólica em setembro

O crescimento é de 20% no comparativo ao ano passado, o Estado produziu 1.159 Mw

Compartilhe
Google Whatsapp

Em setembro, o Piauí bateu o recorde histórico na geração de energia eólica, com a produção de 1.159 megawatts (MW) médios. Em julho, as usinas eólicas já haviam superado o patamar de 1.000 megawatts, resultado mantido também em agosto. Além disso, nos últimos 12 meses, o volume de energia eólica gerada no Piauí cresceu mais de 20%, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), que mede as usinas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Quando se compara com o resultado dos últimos cinco anos, ou seja, o assinalado em setembro de 2015, o crescimento é de 585%. Ou seja, o Piauí mais do que quintuplicou a geração de energia nessa matriz renovável.

Os bons resultados obtidos no Piauí ajudaram a alavancar o sistema no Estado como todo, o ONS também sintetiza que a energia eólica registrou recorde de geração média diária no Nordeste no dia 06 de setembro, ao produzir 8.722 MW médios, com um fator de capacidade de 74%. O volume de energia foi responsável por atender 87% da carga da região no dia. 

 

O recorde decorreu da intensificação do sistema de alta pressão que atuou no litoral do estado da Bahia, o que proporcionou geração eólica mais elevada, principalmente, nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco. 

 Cerne

O recorde anterior de geração média no Nordeste havia ocorrido em 26 de agosto, quando foram produzidos 8.650 MW médios. 

Além disso, o Operador Nacional do Sistema ainda revela que no dia 23 de setembro, o Nordeste também bateu o recorde de geração de energia eólica instantânea; o pico de geração eólica foi registrado às 22h57, quando foram produzidos 9.749 MW, com um fator de capacidade de 83%. O montante correspondeu a 89% de toda a carga do Nordeste naquele momento. O recorde anterior havia ocorrido em 5 de agosto, quando foram gerados 9.632MW.

Um novo recorde de geração eólica instantânea no SIN também foi registrado no dia 23. O pico de geração atingiu 11.257 MW, às 22h57.

Os recordes decorreram da intensificação do sistema de alta pressão sobre a região Sudeste e o sul do estado da Bahia, o que proporcionou geração eólica mais elevada.

 

 

 


Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto