Piauí busca investimentos para criar 49,5 mil empregos

Durante o encontro, foram apresentadas demandas por investimentos no estado, especialmente relacionados à conclusão de projetos públicos de irrigação.

Piauí busca projetos para criar 49,5 mil empregos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, na quarta-feira (18), o governador do Piauí, Rafael Fonteles. Durante o encontro, foram apresentadas demandas por investimentos no estado, especialmente relacionados à conclusão de projetos públicos de irrigação.

As solicitações envolveram perímetros irrigados sob gestão de entidades vinculadas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Dois deles estão sob gerência do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs): Tabuleiros Litorâneos e Platôs de Guadalupe; e outro da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Projeto Marrecas-Jenipapo.

Piauí busca projetos para criar 49,5 mil empregos

“Nós temos a preocupação de reduzir as desigualdades regionais e isso se faz investindo em políticas públicas. É importante conhecermos os projetos prioritários dos estados e municípios para alcançarmos essa diminuição e potencializarmos as vocações regionais. Daremos atenção para entregarmos essas obras e podermos gerar oportunidades no Piauí”, disse o ministro Waldez Góes.

O governador Rafael Fonteles destacou o impacto que os projetos poderão ter para o desenvolvimento do Piauí. “São projetos importantes e que vão ajudar a desenvolver a produção agrícola no estado, com potencial de geração de emprego e renda e de mudar a realidade do Piauí”, afirmou.

SOBRE OS PERÍMETROS -  

O projeto Platôs de Guadalupe está instalado na cidade de Guadalupe e tem potencial para irrigar até 32 mil hectares com águas captadas do lago da Barragem de Boa Esperança. A primeira etapa do projeto já foi implementada, com quase 3,2 mil hectares. Outros 11,7 mil hectares da segunda etapa ainda serão colocados em operação. A previsão é que o empreendimento possa gerar 30 mil empregos diretos e indiretos.

Já os Tabuleiros Litorâneos ocupam áreas dos municípios de Parnaíba e Buriti Lopes e contam com potencial de irrigação de uma área total de 8,4 mil hectares, até agora, 2,4 mil hectares já estão em operação. Cerca de 17 mil empregos poderão ser gerados na região.

Por sua vez, o projeto de irrigação Marrecas-Jenipapo fica a 31 quilômetros da sede do município de São João do Piauí. A área deverá ter mil hectares de área irrigada, com potencial de geração de 2,5 mil empregos direto e indiretos na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES