Piauí deve ficar 64 dias com déficit de leitos de UTI

Pesquisa da UFMG aponta que o pico da doença deve ser no dia 24/05

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Projeção feita por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que o Piauí ficará 64 dias com déficit de leitos de terapia intensiva durante o pico da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Atualmente com mais de 50 casos confirmados, o Estado corre contra o tempo para garantir a estrutura mínima. A pesquisa ainda sintetiza que vai faltar UTI no Piauí no dia 07 de maio, e o pico da doença no Estado deve ser atingido no dia 24 do mesmo mês, com um número máximo de casos de 1.110.

Obviamente, o isolamento social será imprescindível para que o colapso no sistema de saúde não ocorra, assim, a súplica dos gestores é que a população fique em casa.  O estudo disponibiliza aos governos estaduais (incluindo o Distrito Federal) um modelo matemático por meio do qual os gestores poderão projetar e atualizar diariamente a estimativa para a data de ruptura do sistema de saúde (ocupação total dos leitos comuns e/ou de UTI) do seu estado e estimar a quantidade de leitos adicionais necessária para atender a todos os infectados que demandarem atendimento.

Marcelo Casal Jr

Desde a publicação da nota, os pesquisadores têm rodado cenários no modelo proposto para todos os estados: um otimista, em que se presume o índice de contaminação de 0,5% da população (considerando apenas pacientes testados e confirmados), um moderado, com o índice de 1%, e um pessimista, com índice de 2%. E o que eles vêm percebendo é uma piora gradativa nas estimativas, com o esgotamento dos leitos ocorrendo cada vez mais cedo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES