Piauí é o 1º estado do Brasil a ter curso superior em todos os municípios

Com isso, muitas pessoas não precisam mais deixar suas cidades para obter uma graduação

governador | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expansão da educação para todos os piauienses é uma prioridade do Governo do Estado. Graças a essa política de inclusão, o ensino superior no Piauí chega agora a 100% dos 224 municípios, através da Universidade Aberta do Piauí (Uapi) e Canal Educação,  o que significa mais oportunidade para a população.

Neste sábado (29),  o governador Welington Dias declarou que com isso o Piauí se torna o primeiro estado do Brasil a ter curso superior disponível em todos os seus municípios. "Com o Canal Educação as aulas da Universidade Aberta do Piaui chegam aos 224 municípios. Isso é desenvolvimento. Isso é universalização do ensino", disse.

O reitor da Uespi, Evandro Aberto, disse que o acesso ao ensino superior traz mais oportunidade para a população e melhor a qualidade de vida às pessoas. “O estudante não precisará mais deixar seu município para se formar em curso superior. Ele poderá fazer todo o curso por meio das aulas remotas, através do polo”, afirmou. 

O gestor destacou que a Uespi é referência no que se refere a ensino na modalidade on-line. “A UAPI leva oportunidade àquelas pessoas que não teriam condição de fazer um curso superior presencial, porque muitas vezes é desprovido da condição necessária de deslocamento, de moradia. Hoje, eles têm acesso a um curso superior de qualidade”, ressalta.

UAPI

A Universidade Aberta do Piauí (UAPI) foi criada em 16 de dezembro de 2016. É um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica. A UAPI atua na oferta do curso de Administração (bacharelado) e está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de possuir autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) para funcionamento dos polos. A Capes também faz o controle acadêmico dos alunos matriculados na UAPI.

Através do Canal Educação ensino superior chega em todos os municípios piauienses 

Bacharelado

A UAPI está presente em 224 municípios, ofertando curso de Bacharelado em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 

A UAPI propicia a articulação com entes governamentais, IES públicas e organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismo alternativos para o fomento, a implantação e execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada; funcionando como um instrumento para a universalização da graduação a municípios distantes e isolados, e com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Acesso de jovens do Piauí à escolarização é maior que a média do Brasil

O Piauí é destaque como um dos únicos estados do Nordeste que mantém a média de escolarização (20,8%) acima do percentual nacional (18,1%). Isso significa que os estudantes se mantêm no ciclo da educação básica para terem acesso a ferramentas que possam garantir a sua inserção no nível superior de ensino. Os dados foram divulgados pelo Instituto Semesp, na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, documento que traz compilações de análises e dados sobre o cenário da educação superior no país.

A região Nordeste acumula 21,7% das matrículas no ensino superior do país, a segunda em números totais de matrículas do Brasil. Além desse dado, o documento também apresenta a taxa de escolarização líquida (que mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) do Piauí, que ficou em 20,8%, maior do que a média nacional de 18,1%.

A expansão de vagas no ensino superior também é um quesito importante observado pela instituição no Piauí. A Educação a Distância (EAD), por exemplo, cresceu 22% em relação a 2018. De acordo com dados da Semesp, o estado teve 33,6 mil concluintes no ensino médio, em 2019, e registrou 136 mil matrículas no ensino superior: 102 mil em cursos presenciais e 3,8 mil na modalidade EAD.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES