Piauí é o estado com menor evasão escolar na pandemia, diz FGV

A pesquisa indica que desde 2012 o Piauí se mantém como a unidade federativa com as taxas de frequência mais satisfatórias em todo território nacional.

Evasão escolar menor | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pesquisa “Retorno para escola, jornada e pandemia” aponta que o Piauí é o estado do Brasil com a menor evasão escolar de crianças com idades entre 5 e 9 anos.

De acordo com a FGV, a pesquisa analisou o terceiro trimestre de 2021 e apontou que apenas 1,19% das crianças estavam fora das escolas no Piauí.

A pesquisa indica que desde 2012 o Piauí se mantém como a unidade federativa com as taxas de frequência mais satisfatórias em todo território nacional. Em 2019, um ano antes da chegada do coronavírus ao Brasil, o indicador chegou a 0,21%. Este foi o resultado mais baixo do Piauí em nove anos. Em segundo e terceiro, aparecem, respectivamente, Rio Grande do Norte (2,19%) e o Ceará (3,08%).

Piauí tem o menor índice de evasão escolar

O secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, destaca que durante a pandemia, Estado e Municípios tiveram que assumir e adotar propostas de ensino para minimizar os prejuízos e desigualdades.

“Não houve, por parte do MEC, nenhuma medida ligada a aprendizagem e ao modelo de ensino que deveria ser adotado durante a pandemia. Na contramão do Governo Federal, o Estado do Piauí trabalhou em parceria com os municípios, por meio da Undime, realizando formação dos professores, avaliação diagnóstica para estudantes e passou a transmitir aulas para o Ensino Fundamental, por meio do Canal Educação”, afirma o secretário.

Alfabetização na Idade Certa

Outra ação para essa faixa etária da pesquisa é o Programa de Alfabetização na Idade Certa, que objetiva que as crianças piauienses sejam alfabetizadas até os 7 anos de idade. A diretora de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, revela que o PRO Alfabetização na Idade Certa trabalha com a meta de beneficiar em 2022 aproximadamente 400 mil estudantes, mais de 13 mil professores capacitados e que cerca de 98 mil livros sejam distribuídos. Tudo isso em regime de colaboração com os municípios e entidades da organização civil, como a Associação Bem Comum, da Fundação Lemann e do Instituto Natura.

A Secretaria de Estado da Educação também fez a adesão a estratégia de Busca Ativa Escolar que é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada e desenvolvida pelo UNICEF, elaborou e desenvolveu plano de Busca Ativa escolar em parceria com as gerencias regionais de educação, escolas e realizou as Caravanas Pedagógicas do Programa Juntos para Avançar, que reforçam o objetivo da Educação piauiense de recuperar a aprendizagem e resgatar estudantes que tenham se evadido das escolas devido à pandemia de Covid-19.

Os números da última avaliação são próximos aos do quarto trimestre de 2020, momento de maior pico de evasão no país. À época, o panorama de não matriculados no Piauí estava em 1,84%.

Confira a lista dos 10 melhores desempenhos:

1 - Piauí (1,19%)

2 - Rio Grande do Norte (2,19%)

3 - Ceará (3,08%)

4 - Minas Gerais (3,32%)

5 - Maranhão (2,77%)

6 - Bahia (3,96%)

7 - Tocantins (2,81%)

8 - Santa Catarina (2,37%)

9 - Espírito Santo (3,93%)

10 - Pernambuco (6,62%).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES