Piauí é o líder do país no cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família

98,87% dos alunos que recebem o benefício respeitaram os critérios do programa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Cidadania, divulgou na quarta-feira, 23 de janeiro, um boletim atualizado do cumprimento da condicionalidade da educação pelos Estados que recebem o Bolsa Família, segundo os dados referentes aos meses de outubro a novembro do ano passado, o Piauí cresceu e assumiu a primeira colocação do país no índice de frequência escolar, ou seja, 98,87% dos alunos que recebem o benefício respeitaram os critérios definidos pelo programa no que tange a presença nas aulas. 

Segundo o órgão, 418.652 alunos são acompanhados no Piauí, no Nordeste o número chega a 6,6 milhões. Os dados constatam a influência do Bolsa Família no aumento dos indicadores educacionais da região e do Brasil como um todo, no geral, cerca de 13,1 milhões de estudantes são acompanhados, ressaltando a disciplina e a relevância do ensino para a obtenção de melhores condições socioeconômicas. A última pesquisa do PNAD, inclusive, comprovou essa tendência, apontando que entre os 20% 'mais pobres', público abarcado pelo bolsa família, houve uma redução na desigualdade da educação, havendo uma maior proximidade na adequação idade/série e no tempo de escolaridade.

Grupo Unisinos

Cabe indicar que o registro do acompanhamento da frequência escolar é realizado cinco vezes ao ano, por meio do Sistema Presença, do Ministério da Educação.  Caso não cumpra o mínimo exigido, a família recebe uma advertência, o que não afeta o recebimento do benefício. Dependendo do histórico do descumprimento das condicionalidades poderá haver bloqueio, suspensão ou cancelamento do repasse. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES