Piauí formaliza acordo com o Banco Mundial

Piauí formaliza acordo com o Banco Mundial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias assinou, na manh? desta ter?a-feira, 24, contrato com o Banco Mundial (Bird). Na sede da institui??o, em Bras?lia, o Governo do Estado celebrou um acordo financeiro de U$ 22,5 milh?es para a segunda etapa do PCPR II(Programa de Combate ? Pobreza Rural). Com as finan?as do Estado equilibradas, o Governo do Piau? entrar? com uma contrapartida para colocar em pr?tica a segunda etapa do projeto. O PCPR beneficiar? fam?lias de todo o Estado, com destaque para aquelas que residem em munic?pios que apresentam baixo ?ndice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

"Antes, est?vamos impedidos de fazer qualquer empr?stimo. Encontramos as finan?as do Estado comprometidas. Agora, a realidade ? outra. Mostramos que temos capacidade de sanar o caixa, e isso foi reconhecido internacionalmente. Por isso, o Banco Mundial est? nos apoiando nesse projeto, que visa a melhorar a vida de tantos piauienses", comemorou o governador.

Com esses recursos, o Governo do Estado ampliar? as a?es de gera??o de emprego e renda nos munic?pios. A meta ?, em tr?s anos, ampliar o IDH do Piau? de 0.673 para 0.700. "? um avan?o importante que certamente ocorrerr? porque estamos associando ao PCPR outras a?es que visam ao desenvolvimento econ?mico do Estado", comentou o secret?rio do Planejamento, S?rgio Miranda.

Al?m do governador Wellington Dias, do secret?rio do Planejamento, S?rgio Miranda, do diretor do PCPR, Fernando Danda, e do superintende da Representa??o do Piau? em Bras?lia, Roberto John, estiveram presentes na solenidade de assinatura do acordo de empr?stimo o diretor do escrit?rio do Banco Mundial no Brasil, Jonh Briscoe, e a representante da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (representante do governo federal), Fabiani Borin.

Para Jonh Briscoe, o Piau? figura entre os Estados do Pa?s mais promissores e comprometidos com o combate ? pobreza. Em sua avalia??o, esse contrato ? mais uma prova de empenho e seriedade com a qual s?o tratadas as pol?ticas p?blicas no Estado. "Estou muito animado porque vejo claramente os objetivos do Piau?. Porque, t?o importante quanto a inclus?o social, ? o trabalho de inclus?o econ?mica dessas fam?lias", afirmou Briscoe.

De acordo com o secret?rio S?rgio Miranda, essa manifesta??o do representante do Bird ? o reconhecimento de um trabalho que ainda ? mais ousado. Segundo ele, a estrat?gia ? priorizar os munic?pios mais carentes. Os recursos ser?o aplicados a partir do valor do IDH-M, dividindo-se os munic?pios em dois grupos: 70% dos recursos ser?o destinados a 121 munic?pios com IDH-M abaixo de 0.588.

J? o outro grupo, composto por 101 munic?pios com IDH-M superior a 0.588, receber? 30% do total. "No primeiro momento do PCPR, investimos em infra-estrutura e obras estruturantes. Agora, nossa prioridade ? estimular a gera??o de renda e emprego para essas fam?lias que, por anos, ficaram ? margem do processo econ?mico brasileiro", garantiu o secret?rio do Planejamento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES