Piauí: Mais de 10 mil pessoas com deficiência são cadastradas em censo

O objetivo do censo é a realização de políticas públicas voltadas para esse público.

Franzé Silva | Thiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após cinco meses de lançamento do projeto Piauí Inclusivo- cadastro de pessoas com deficiência da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) divulgou relatório que aponta até o momento 10.212 pessoas cadastradas em 175 municípios piauienses. O objetivo do censo é a realização de políticas públicas voltadas para esse público.

O sistema que coleta dados dessas pessoas em áreas importantes como trabalho, saúde, educação e acessibilidade, foi desenvolvido pela ATI, fruto de uma parceria da Seid com o deputado estadual Franzé Silva (PT).

“Essa é uma ideia pioneira. A ATI está contribuindo com a disponibilização da plataforma de um site, mais rápida e acessível para que através dos dados coletados o Estado tenha informações claras sobre a situação dessas pessoas em todos os municípios”, disse o diretor-geral da ATI, Antônio Torres.

Mauro Eduardo, secretário da SEID

Deputado Franzé contribuiu com o projeto

De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, foram capacitados para a utilização do sistema, representantes das secretarias municipais de assistência social, entidades que atendem pessoas com deficiência e conselhos municipais de defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todos os municípios do Piauí.

“Nossa meta é que nós possamos em breve consolidar esses números e assim a gente poder saber a real situação das pessoas com deficiências nos nossos 224 municípios e em cima desse resultado, nós podemos desenvolver mais ações, mais políticas públicas que possam melhorar a vida dessas pessoas lá onde elas residem”, destacou o secretário.

Distribuição de tablets

A ATI e Seid fizeram doações de tablets para as entidades que atendem as pessoas com deficiência em Teresina para auxiliar na realização de cadastros do projeto Piauí Inclusivo – Cadastro da Pessoa com Deficiência.

As entidades beneficiadas foram AMA-PI; ACEP; ADEFT; APADA; Down Te Amo; Pestalozzi; APAE-TE; ASCAMT; AMH; CIES; Ana Cordeiro; NAAH/S; Equoterapia; CAS e Conede-PI.

O cadastro também pode ser realizado na sede da Seid que fica na Rua 7 de Setembro, s/n, bairro Centro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES