Piauí: Órgãos farão estimativa de concursos após receita abaixo do esperado

Secretária de Planejamento do Piauí diz ser inevitável o impacto negativo na arrecadação para o ano que vem

Rejane Tavares | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em razão da restrição à tributação estadual, adotada pelo Governo Federal a partir das Leis Complementares nº 192/22 e 194/22, com a finalidade de reduzir a carga tributária do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), um dos tributos mais importantes arrecadados pelo Estado que, juntamente com as transferências de impostos, representa mais da metade das receitas líquidas totais do Piauí, a secretária de Planejamento do Piauí, Rejane Tavaresavalia ser inevitável o impacto negativo na arrecadação para o ano que vem, que já é perceptível em 2022.

Segundo a secretária, quando se analisa o crescimento da arrecadação nos últimos anos, observa-se que o Piauí vinha apresentando um aumento significativo ano após ano. “No entanto, com a conjuntura recente, que conjugou o efeito da crise pandêmica nos anos de 2020 e 2021 com as medidas fiscais relativas ao ICMS, a projeção de arrecadação para 2022 foi inevitavelmente impactada, com reflexos para a estimativa do exercício de 2023, que não apresenta de fato crescimento (cerca de 0,03%) em relação ao que se pretende arrecadar em 2022. “É uma situação que nem abarca o efeito da inflação estimada para o período”, afirma.

Segundo Rejane Tavares, a autorização geral para a realização de concursos públicos no âmbito estadual está no art. 45, da Lei nº 7.850 de 03 agosto de 2022 – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023.

Secretária de Planejamento, Rejane Tavares (Divulgação)

Concursos

Além disso, segundo a secretária, cada órgão estadual pode fazer a sua estimativa para a realização de concursos, conforme apresentado dentro das Prioridades e Metas da referida Lei, com destaque para a Secretaria de Fazenda, Piauí Fomento, Procuradoria Geral do Estado, Universidade Estadual do Piauí, Emater e Secretaria da Administração e Previdência.

Com a estimativa de arrecadar apenas R$ 16 bilhões, conforme previsão da governadora Regina Sousa, haverá diálogo e conversa com poderes, órgãos e secretarias, observando as prioridades e os princípios legais.

Duodécimo

Segundo Rejane Tavares, o duodécimo dos Poderes é um repasse constitucional e não sofre restrição de liberação financeira, inclusive essa garantia é reforçada no art. 10 do Projeto de Lei Orçamentária para o exercício de 2023, que determina as dotações alocadas no Orçamento dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado em Fonte de Recursos distinta da Fonte 500 - Recursos Não Vinculados de Impostos, não serão considerados para efeito de cálculo do duodécimo.

Ao falar sobre os setores mais impactados com a redução de receitas, Rejane Tavares afirma que o ICMS é um tributo que incide sobre o consumo, portanto, o maior impacto pode ser na atividade comercial, principalmente com destaque para o consumo de gasolina, que teve a alíquota reduzida de 31% para 18%. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES