Piauí participa do lançamento do programa de combate à corrupção

O programa é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).

Evento virtual de lançamento do PNPC | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) no Piauí foi lançado nesta segunda-feira, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União;  da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheira Lílian Martins; e de representantes dos órgãos de controle do Estado.

O programa é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), executada pelas Redes de Controle da Gestão Pública dos 26 estados e do Distrito Federal.

No evento, o ministro Augusto Nardes defendeu que as medidas de prevenção contra a corrupção são necessárias para fortalecer a confiança na governança e ressalta que o  objetivo do Programa é trazer o desenvolvimento que o Brasil precisa. "Quero parabenizar a todos os órgãos do Piauí que estão participando desse Programa, são pessoas que amam o Piauí e que acreditam que podemos fazer a diferença”, destacou o ministro.

A conselheira Lílian Martins destacou que este é o melhor momento para o lançamento do Programa, já que o País vive momento de descrédito crescente na governança. "Quero destacar também a parte pedagógica do Programa, que se consolida com esse evento. A partir dos questionários e do programa, cada gestor vai poder elaborar e apresentar planos de ação que vão ajudar a prevenir a corrupção”, afirmou Lílian Martins.

Lançamento do PNPC contou com representantes de vários poderes (Divulgação)

Participação do Legislativo 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, reforçou  que todos os Poderes precisam trabalhar por um Brasil melhor. "Precisamos trabalhar pelo Brasil que queremos, e só com a prevenção e ações de combate à corrupção vamos atingirmos melhores momentos para o Estado, para os municípios e para o País”, destacou.

Programa

O Programa é voltado aos gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação. O PNPC tem o objetivo reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES