Piauí recebe Missão do Tesouro Nacional nos próximos dias 24 e 25

O secretário Silvano Alencar classifica o relacionamento com a equipe do Tesouro Nacional como bom.

SILVANO | Secretário classifica como “bom” a relação com a STN | Reprodução Jornal MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma missão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) irá visitar o Piauí nos próximos dias 24 e 25 de abril para avaliar a aplicação do Programa de Ajuste Fiscal (PAF) durante o exercício 2011 e discutir as perspectivas para o próximo triênio (2012-2014). O secretário estadual da Fazenda, Silvano Alencar, classifica o relacionamento com a equipe do Tesouro Nacional como ?bom? e destaca o trabalho da equipe responsável pelas finanças do Estado. ?O próprio governador Wilson Martins reconhece o trabalho e a dedicação dessa equipe, que contribui para o desenvolvimento do Piauí?, afirma Silvano.

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informou que os relatórios com as informações da Procuradoria Geral, Controladoria Geral e Secretarias de Governo, Administração e Planejamento, devem ser enviados até o dia 10 de abril para a Sefaz encaminhá-los à STN. A superintendente da Despesa Estadual, Odimirtes Neves, acrescenta que hoje o Piauí é considerado uma referência, principalmente pelo modelo de gestão implementado pelo governo, baseado em metas e resultados.

?Além de ser uma inovação, hoje o Piauí é uma referência nacional na questão de celebração de parcerias e captação de recursos. Portanto, hoje somos um exemplo, e é por isso mesmo que o Estado está contratando uma operação de crédito, no valor de US$ 350 milhões, junto ao Banco Mundial, com a garantia da União. Parte desse recurso será para pagar a dívida intralimite e a outra parte para a implementação de políticas públicas de desenvolvimento do Estado?, explica Odimirtes.

No primeiro dia de reunião dos representantes da STN com o governo estadual, no dia 24 de abril, serão analisadas questões como a gestão orçamentária e financeira, contabilidade e transparência fiscal; a gestão de riscos fiscais, precatórios e dívida estadual; administração tributária, gestão administrativa e patrimonial; recursos humanos, previdência e contabilidade.

Já no segundo dia, será feita uma análise sobre a sustentabilidade das entidades da administração indireta, com destaque para o equilíbrio entre receitas próprias e despesas, e ainda será analisado o trabalho de execução e planejamento orçamentário estadual, os programas de investimentos, inclusive as projeções preliminares para o triênio 2012-2014.

Ao final da visita, será feita uma reunião de encerramento, que contará com a presença do governador Wilson Martins e dos representantes das principais secretarias do Estado, para uma avaliação preliminar do cumprimento das metas do Programa relativa ao exercício 2011 e perspectivas para o triênio 2012-2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES