mais

Piauí tem 10,9 mil sistemas de energia solar instalados nas residências

Piauí tem 201 municípios que já possuem sistemas de geração distribuída

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) compilados pela Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (SEMINPER) apontam a existência de 10.943 sistemas instalados de energia solar nos tetos de residências piauienses.

Segundo Ramon Campelo, Diretor de Unidade da SEMINPER, esse total de sistemas somam uma potência instalada de 132 MW. "No Piauí temos 201 municípios que já possuem sistemas de geração distribuída, ou seja, sistemas de energia solar micro ou mini geração distribuída", explica.

Quando se fala em geração centralizada (as grandes usinas solares), o Piauí já possui um total de 29 empreendimentos em operação que totalizam mais de 1 GW de potência instalada e estão localizados nos municípios de Alegrete do Piauí, João Costa, Ribeira do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia e São João do Piauí. 

"Estão previstos ainda, em fase de construção ou de licenciamento, mais 63 empreendimentos, que somarão à matriz elétrica do estado cerca de 2,5 GW. 

Energia solar implantada em comunidades rurais para agricultores familiares Energia solar implantada em comunidades rurais para agricultores familiares 

Energia eólica

Segundo Ramon, o setor de energia eólica no Piauí também é bastante promissor. O estado já possui mais de 2 GW de potência instalada em operação, totalizando 63 empreendimentos espalhados nos municípios de Caldeirão Grande do Piauí, Curral Novo do Piauí, Dom Inocêncio, Ilha Grande, Lagoa do Barro do Piauí, Marcolância, Parnaíba, Queimada Nova e Simões. 

"O Estado contará com mais 1,4 GW de potência instalada quando concluídas as obras dos empreendimentos que se encontram em construção ou fase de licenciamento", afirma Ramon, enfatizando que já na fase de construção, as usinas fomentam bastante economia local com geração de empregos diretos e indiretos, seja na área da própria construção ou setores como hotelaria, restaurantes, postos de combustível.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail