Piauí tem a menor rede de bancos de leite humano do Brasil

Lei que cria Semana Estadual de Doação de Leite Humano é aprovada na Assembleia

Deputado Francisco Costa | Thiago Amaral
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Projeto de Leiq ue institui a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, de autoria do deputado Francisco Costa (PT) foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. O objetivo é sensibilizar a população para a importância da doação de leite materno e resgatar a cultura da amamentação para reduzir a mortalidade infantil.

Hoje, o Piauí possui a menor rede de bancos de leite humano do Brasil, com apenas um banco de leite e quatro postos de coleta de leite humano.

Francisco Costa tem projeto de lei aprovado por unanimidade (Thiago Amaral)

Para o deputado, a campanha  contribui para a diminuição do índice de mortalidade infantil. "Além disso, o incentivo à doação de leite materno busca também resgatar, junto à sociedade, a cultura da amamentação, que é de vital importância para as crianças crescerem saudáveis, como também para a saúde das mães”.

Conforme o texto, a Semana Estadual de Doação de Leite Humano deverá ser realizada anualmente no mês de maio com debates, palestras e seminários, devido a crescente demanda por leite materno para garantir a sobrevivência de bebês internados em UTIs neonatais, cujas mães não são capazes de suprir, com seu próprio leite, as necessidades de seus filhos.

Apesar de estudos apontarem uma tendência de aumento da prática da amamentação nas três últimas décadas, no Brasil, “não faltam indícios de que ações de proteção, promoção e apoio à amamentação devem ser intensificadas, uma vez que estamos longe de atingir as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, esclareceu o deputado.

Hoje, o Piauí possui a menor rede de bancos de leite humano do Brasil, com apenas um banco de leite e quatro postos de coleta de leite humano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES