“Piauí vive um novo momento na área econômica”, diz Elmano

Parlamentar indicou para o apoio dos organismos de desenvolvimento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Elmano Férrer (PTB) fez um balanço da área econômica estadual ontem destacando o esforço do governador Wellington Dias (PT) na interiorização do desenvolvimento, possibilitando o crescimento dos municípios de todas as regiões, não apenas daqueles que compõem a Grande Teresina.

Atribuindo a atenção ao semiárido, o parlamentar indicou para o apoio dos organismos de desenvolvimento regional, impondo uma atenção imprescindível na minimização dos problemas constatados em âmbito local.

Férrer conduziu para o exemplo do Sul piauiense, em que a pujança do agronegócio elevou o ente a um novo patamar na Federação. "A expansão do Estado se deve ao agronegócio no Cerrado, mas ainda temos que avançar na agricultura irrigada no Vale do Gurgueia e em outras regiões

importantes, na formação do PIB o setor serviço ainda é muito forte, temos regiões como Teresina, com 23% que detém mais de 50% da economia, é um esforço muito grande do governador Wellington Dias na interiorização do desenvolvimento, o que já vem acontecendo há algum tempo", declarou.

Nisso, ele sinalizou que atualmente o Cerrado piauiense possui mais de 1 milhão de hectares para a produção de grãos, o que permitiu os bons resultados no setor.

Tais índices refletem o planejamento, suscitado pelo senador na necessidade da convivência com a seca; problema enfrentado em todo o Brasil. "O problema da seca está atingindo o Brasil todo, temos que avançar mais em conviver com a seca, nós temos que gerar tecnologias, obras de infraestrutura com vistas à convivência com esses fatores climáticos.

O Piauí é um Estado com território muito grande, mas com potencial muito grande, creio que o Piauí hoje vive um novo momento, cresceu mais que o Brasil, mais temos que avançar mais e melhor", detalhou.

MINERAÇÃO - Com crescimento acima da média nacional, Elmano Férrer aposta na mineração pata que o Estado continue ascendendo economicamente; fator reverberado pelo potencial do setor no semiárido.

"O Piauí é muito rico em ocorrências minerais e o Governo Estadual em parcerias com instituições, estão dando ao desenvolvimento da mineração do semiárido, que é o nosso gargalo, não só do Piauí, mas de todo o Nordeste", disse.

Por fim, o senador dispôs sobre a força turística do Piauí, área que será melhor explorada com os aeroportos de Parnaíba e São Raimundo Nonato.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES