Pizzolato vai pedir para esperar por sua extradição em liberdade

Ele foi para Itália, país onde tem segunda cidadania.

Henrique Pizzolato | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça italiana vai decidir nesta sexta-feira, 7, em Bolonha se o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato poderá esperar em liberdade ou não pela decisão do processo de extradição. Segundo o advogado de Pizzolato, Lorenzo Bergami, seu cliente deve rejeitar uma volta voluntária ao Brasil. Diante da corte, a defesa vai defender a tese de que não há o perigo de fuga e que Pizzolato poderia esperar a tramitação do processo em liberdade ou em prisão domiciliar.

Condenado a 12 anos e 7 meses de prisão por envolvimento no mensalão, o ex-diretor deixou o Brasil para evitar a condenação. Desde novembro era considerado foragido. Ele foi para Itália, país onde tem segunda cidadania.

Bergami contou que esteve nesta quinta, 6, com o ex-diretor, preso desde quarta em uma penitenciária de Modena. Segundo ele, o brasileiro está "visivelmente abatido" e insiste na tese de que é inocente e de que não pretende voltar ao Brasil.

No mensalão, Pizzolato foi acusado de liberar irregularmente o repasse de R$ 73 milhões da Visanet para a agência de publicidade de Marcos Valério. O ex-diretor foi condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato.

A partir da recusa de Pizzolato de voltar voluntariamente ao Brasil, a Justiça italiana deve iniciar o exame da extradição num processo que pode levar, pelo menos, seis meses. O objetivo do ex-diretor do BB é conseguir autorização para aguardar a decisão em prisão domiciliar, com uso de bracelete eletrônico, para monitoramento judicial.

A solicitação para extradição precisa ser formalizada pelo Supremo Tribunal Federal e será analisada por um procurador de Bolonha. Nesta quinta, polícia de Modena admite existirem brechas legais para a extradição.

Pizzolato também vai responder, à Justiça italiana, a processo por falsidade ideológica em razão do uso de documentos falsificados apreendidos com ele durante a sua prisão. Se condenado, pode pegar até três anos de prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES