Planalto pede para Renan não presidir Senado

Planalto pede para Renan não presidir Senado

Planalto pede para Renan não presidir Senado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo enviou nesta quarta-feira (11) um recado ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para que ele evite presidir nesta noite a sess?o do Congresso de vota??o da Lei de Diretrizes Or?ament?rias (LDO).

O apelo foi feito pelo ministro das Rela?es Institucionais, Walfrido Mares Guia, por meio do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), e do l?der do governo na C?mara, Jos? M?cio (PTB-PE).

Em encontro com eles no Pal?cio do Planalto nesta manh?, Mares Guia pediu que os dois conversassem com Renan, para que ele avaliasse a possibilidade de ele ficar de fora da sess?o. Com a amea?a de alguns deputados de constranger Renan caso ele queira comandar o plen?rio, o Pal?cio teme o adiamento da vota??o da LDO, fundamental para os gastos do governo.

Ap?s a conversa com o ministro, Temer recebeu Renan em seu gabinete. Conversaram rapidamente, mas o presidente do Senado n?o bateu o martelo sobre a decis?o de n?o presidir a sess?o. Ficou de dar a resposta ainda nesta tarde ao presidente do seu partido.

Mais cedo, aos jornalistas, Renan sinalizou que pode n?o presidir a vota??o, marcada para as 19h30. Ele disse que s? vai comandar a vota??o se houver algum problema na sess?o, que une deputados e senadores.

"Se houver necessidade, vou presidir. Se os trabalhos n?o estiverem andando condizentemente, se a coisa n?o fluir, se a vota??o n?o acontecer, haver? necessidade", disse.

"N?o posso me omitir do meu papel profissional. Se n?o houver (necessidade), tudo ocorrer normalmente, o N?rcio Rodrigues (deputado do PSDB mineiro, primeiro vice-presidente da C?mara e do Congresso) pode presidir. Se n?o ocorrer normalmente, vou botar ordem na casa, conduzir os trabalhos", ressaltou.

Parlamentares da oposi??o amea?am constranger Renan porque ele ? acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais e sofre um processo no Conselho de ?tica por conta disso.

A vota??o da LDO precisa ser conclu?da para que o Congresso entre em recesso a partir do pr?ximo dia 18.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES