Plano de Lula e Marina prevê embargo de 50% da área desmatada no Brasil

O plano, denominado 5ª fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDam), inclui várias medidas.

Plano de Lula e Marina prevê embargo de 50% da área desmatada no Brasil | Reprodução/Estadão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lançaram um novo plano para combater o desmatamento na Amazônia. O plano, denominado 5ª fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDam), inclui várias medidas.

Uma das principais medidas é o embargo imediato de metade da área que foi desmatada ilegalmente no Brasil. O embargo é uma sanção administrativa que suspende as atividades desenvolvidas na propriedade afetada. Além disso, a proposta prevê a criação de novas unidades de conservação até 2027, abrangendo uma área de três milhões de hectares, equivalente ao tamanho do estado de Alagoas.

O lançamento do plano ocorreu no Dia Mundial do Meio Ambiente e é composto por quatro eixos, contendo aproximadamente 150 metas. O objetivo é prevenir e controlar o desmatamento na Amazônia, promovendo a conservação e proteção da região.

O PPCDam é uma iniciativa interministerial que envolve 17 pastas, sendo coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e conta com a participação de diversos órgãos públicos. Foi criado em 2004 durante o primeiro mandato do presidente Lula, por iniciativa da então ministra Marina Silva. Especialistas consideram que o plano teve um papel fundamental na redução do desmatamento na Amazônia.

No entanto, em 2019, durante o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, o projeto foi encerrado, gerando críticas tanto de ambientalistas no Brasil quanto no exterior. O objetivo do PPCDam é auxiliar o Brasil a cumprir a meta de eliminar o desmatamento na Amazônia até 2030. O plano conta com uma série de pontos principais que visam combater o desmatamento e promover a conservação da região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES