PMDB escolhe Garibaldi Alves para disputar presidência do Senado

PMDB escolhe Garibaldi Alves para a presidência do Senado

PMDB escolhe Garibaldi Alves para disputar presidência do Senado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) foi escolhido por 13 a 6 votos, pela bancada do PMDB no Senado, como candidato da legenda ? presid?ncia da Casa. A decis?o ocorreu ap?s vota??o com a presen?a de dezenove dos vinte senadores do PMDB. Apenas Roseana Sarney (MA) n?o participou do encontro por problemas m?dicos.

?Estou feliz. A vota??o no PMDB foi gratificante, n?o s? pelo resultado, mas, sobretudo, pela forma como a elei??o se desenvolveu. Fiz quest?o de agradecer aos senadores que abriram m?o da disputa e ao senador Jos? Sarney (PMDB-AP), que poderia ser candidato?, disse ao final da reuni?o da bancada.

Alves, ap?s uma semana de disputa com outros quatro candidatos, chegou nesta ter?a-feira (11) com dois oponentes: Pedro Simon (RS) e Neuto de Conto (SC). De Conto abriu m?o da disputa minutos antes do in?cio da vota??o que envolveu somente Alves e o parlamentar ga?cho.

Para Pedro Simon, a vit?ria de Garibaldi representa o continu?smo ? gest?o de Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou na semana passada.

?Esse n?o ? o nosso PMDB, do Ulysses [Guimar?es], do Teot?nio [Vilela], esse ? o PMDB do Renan, do Sarney e, surpreendentemente, do presidente Lula. ? evidente que ? o continu?smo. Mas n?o me surpreendo. J? sabia que seria assim?, disparou Simon.

O ex-presidente, Renan Calheiros, tamb?m comemorou o resultado e avalia que ser? f?cil para Garibaldi convencer a oposi??o a apoiar o seu nome. ?Os partido de oposi??o disseram que respeitariam a decida do PMDB. ? muito f?cil construir a converg?ncia entorno do Garibaldi?, disse Renan.

O nome indicado pelo PMDB ser? submetido ainda nesta ter?a-feira ao col?gio de l?deres em reuni?o marcada inicialmente para as 11h. Caso n?o haja um candidato de oposi??o, Garibaldi Alves Filho deve ser eleito em sess?o no plen?rio marcada para esta quarta-feira (12).

O senador potiguar n?o acredita que ter? que enfrentar uma nova disputa com os partidos de oposi??o, que ainda n?o decidiram se apresentar?o ou n?o uma candidatura avulsa para disputar ? presid?ncia da Casa. ?J? basta de candidato. J? consegui me liberar de cinco candidatos?, brinca.

Hist?rico

Garibaldi Alves, 60 anos, ? jornalista e exerceu por quatro vezes o mandato de deputado estadual entre 1971 e 1985. A partir de 1986, assumiu por dois anos a prefeitura de Natal, capital de Rio Grande do Norte.

O primeiro mandato de senador foi de 1991 a 1994. Na seq??ncia elegeu-se governador do Rio Grande do Norte. Em 2002, concorreu para vaga de senador vencendo a disputa no estado e agora poder? ficar por um pouco mais de um ano na presid?ncia da Casa.

Alves foi relator da CPI dos Bingos e presidente da CPI que apurou irregularidades na aplica??o de recursos do FGTS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES