PMT regulamenta sistema de bilhetagem eletrônica do transporte de Teresina

Os cartões de Bilhetagem Eletrônica atualmente em uso, deverão ter seu uso descontinuado gradativamente, a critério da ETURB

Doutor Pessoa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, assinou decreto que regulamenta, consolida e atualiza as normas sobre o Sistema de Bilhetagem Eletrônica de Teresina (SBE) no serviço de transporte público da capital.  O decreto N.º22.450/2022 foi publicado na edição do dia 9 de maio do Diário Oficial do Município. 

Segundo o decreto, caberá à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - STRANS, a normatização da emissão de cartões virtuais ou outras mídias, em substituição aos cartões inteligentes sem contato. 

Também poderá desenvolver outras formas e mídias de validação de viagens, no Serviço de Transporte Coletivo Público de Passageiros na Cidade de Teresina, que venham a ser previstas em lei ou que sejam autorizadas, "podendo, inclusive, expandir a utilização desse sistema de bilhetagem eletrônica para todos os municípios da Grande Teresina (RIDE TERESINA) e em todos os modais de transporte público, mediante acordo de cooperação técnica ou outro instrumento jurídico mais adequado".

O Bilhete Único (THE CARD) e os créditos eletrônicos nele inseridos poderão ser utilizados, a critério da STRANS, como meio de pagamento nos modos motorizados e não motorizados de transporte urbano de passageiros, tanto coletivos quanto individuais, de natureza pública ou privada; em infraestruturas de mobilidade urbana; e como forma de pagamento de outros serviços públicos, desde que devidamente autorizado pelo poder público municipal.

Os cartões de Bilhetagem Eletrônica atualmente em uso, deverão ter seu uso descontinuado gradativamente, a critério da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano - ETURB, responsável pela operação da bilhetagem. Os créditos devem ser transferidos para outros cartões, havendo viabilidade técnica, nos termos de Portaria a ser editada pelo Poder Público Municipal.

O SBE possui as seguintes categorias de cartões:

I - Operacional, que compreende as seguintes modalidades:

a) Cartão Motorista;

b) Cartão Cobrador;

c) Cartão Operador de Venda de Créditos;

d) Cartão Fiscal da Concessionária;

II - Pagante, que compreende as seguintes modalidades:

a) Passe Fácil;

b) Passe Trabalhador;

c) Passe Estudante;

III - Gratuito, que compreende as seguintes modalidades:

a) Passe Livre;

b) Passe Livre Idoso.

Tarifa

O decreto também trata sobre o valor da tarifa do Serviço Público de Transporte de passageiros, que deve ser fixado por decreto e poderá ter valor diferenciado em função dos custos específicos para sua prestação, classificando-se, dentre outros em: I - serviço regular convencional ou serviço regular seletivo; II - tarifa comum ou tarifa embarcada.

Segundo a Prefeitura de Teresina, o "principal objetivo do novo SBE é otimizar a aquisição dos créditos e a gestão dos mesmos, além de garantir maior conforto e comodidade ao usuário, e maior segurança e fidedignidade nas informações geradas pelo SBE".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES