Polícia Federal contradiz Damares e diz que avião com drogas era monitorado

A Igreja do Evangelho Quadrangular, do Pará, assumiu a propriedade do avião apreendido com 290 kg de skunk.

Senadora Damares Alves | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal divulgou uma nota contradizendo a versão dada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) sobre a apreensão de um avião com 290 kg de maconha no Pará, ocorrida no sábado (27). A aeronave pertencia à Igreja do Evangelho Quadrangular, liderada por Josué Bengtson, tio de Damares. Após a divulgação da ação da PF nesta segunda-feira (29), Damares se manifestou e afirmou que a própria igreja havia informado a polícia sobre a carga suspeita na aeronave. 

Em sua conta no Instagram, Damares Alves afirmou: "Damares Alves entrou em contato com a família e foi informada que a denúncia à Polícia Federal sobre uma carga suspeita carregada na aeronave foi realizada pelos responsáveis pelo avião, ou seja, pela própria Igreja". No entanto, a PF afirmou que "a ação foi realizada a partir de informações de inteligência do Núcleo de Polícia Aeroportuária" da corporação. Segundo apuração da Folha, a polícia já vinha monitorando a aeronave da igreja após receber informações sobre a suspeita do uso irregular.

A PF se recusou a comentar a manifestação da senadora, afirmando que não comenta investigações em andamento e que "não se manifesta sobre declarações de pessoas, representantes ou autoridades de outras instituições". A Igreja do Evangelho Quadrangular, do Pará, assumiu a propriedade do avião apreendido com 290 kg de skunk, uma variedade mais potente de maconha, no Aeroporto Internacional de Belém.

Leia Mais

De acordo com o deputado federal Paulo Bengtson (PTB-PA), filho do líder da igreja, um homem que prestava serviços nos hangares de aviação privada carregou o avião monomotor Bonanza com a droga. O parlamentar também seguiu a linha da senadora e afirmou que, assim que souberam do ocorrido, os religiosos denunciaram o caso à PF. Segundo Bengtson, o acusado entrou no local durante a noite e carregou o avião. 

Após serem informados pelos seguranças, eles acionaram imediatamente a PF. O deputado afirmou que só tiveram conhecimento da droga após a ação da polícia. Questionado novamente sobre as versões contraditórias do caso, o parlamentar não respondeu. O homem responsável pelo carregamento da droga foi preso em flagrante pela Polícia Federal e autuado por tráfico interestadual de drogas. A aeronave foi apreendida, assim como o celular do indivíduo. O piloto do avião não foi preso, pois a PF não encontrou indícios de sua participação no crime.

A Igreja Quadrangular afirmou, em nota, estar colaborando com as investigações e manifestou interesse em que tudo seja esclarecido. O skunk, uma variedade mais potente de maconha do que a Cannabis tradicional, ocupava todo o espaço disponível na aeronave, além dos assentos destinados ao piloto e a um passageiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES