Polícia Federal ouve hoje depoimento de militares sobre atos golpistas

Os depoimentos serão obtidos de militares das Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Polícia Federal ouve depoimento de militares sobre atos golpistas | Ueslei Marcelino/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Polícia Federal vai ouvir o depoimento de aproximadamente 80 militares, nesta quarta-feria, 12, a respeito dos atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro, quando radicais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

No mês de fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a Corte é responsável por julgar militares eventualmente envolvidos nos referidos atos. Moraes também determinou a abertura de investigação sobre a participação de militares da Polícia Militar do Distrito Federal e das Forças Armadas.

Militares serão ouvidos sobre atos golpistas (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Os depoimentos serão obtidos de militares das Forças Armadas e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A decisão de Moraes ocorreu após um requerimento da Polícia Federal para investigar possíveis crimes cometidos por militares, uma vez que policiais militares ouvidos durante a  5ª  fase da Operação Lesa Pátria mencionaram a possível participação ou omissão de militares do Exército Brasileiro, responsáveis pelo Gabinete de Segurança Institucional e pelo Batalhão da Guarda Presidencial.

Crimes estão previstos no Código Penal

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que os crimes em questão estão previstos no Código Penal e que a lei não faz distinção entre investigados civis ou militares. Em janeiro, o presidente Lula declarou estar convencido de que "muita gente" da Polícia Militar do Distrito Federal e das Forças Armadas foi "conivente" com os criminosos.

Vídeos registrados durante os ataques de 8 de janeiro às sedes dos poderes em Brasília mostram que militares do Exército Brasileiro dificultaram a ação da Polícia Militar do Distrito Federal, havendo até mesmo discussões entre PMs e soldados, que aparentemente protegiam os vândalos. Em nota, a assessoria de imprensa do Exército Brasileiro afirmou que "o vídeo exibido está fora de contexto. Quando a Polícia Militar do DF adentrou no local, a situação já estava controlada pela tropa do Exército, com os manifestantes sob custódia. A PMDF não foi impedida de entrar no Palácio do Planalto". (Com informações do G1)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES