Polícia Militar do Piauí ganhará um Centro de Comando e Controle

O coronel Rubens Pereira relata que através do PRO Piauí, o Governo do Estado realiza obras em cidades do interior.

Polícia Militar | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das áreas que mais recebeu atenção do Programa PRO Piauí, a segurança pública foi contemplada com novas viaturas, autorização para contratação de 690 novos policiais, reformas de delegacias e realização de operações planejadas e a criação do Centro de Comando e Controle com Videomonitoramento.

O coronel Rubens Pereira relata que através do PRO Piauí, o Governo do Estado realiza obras em cidades do interior. "É um investimento importante que iremos fazer é a instalação do Centro de Comando e Controle (CICC), cuja reforma está em andamento no  Quartel do  Comando Geral, que consiste num centro moderno que integrará os atendimentos de urgência e o sistema eletrônico de vigilância, previsto para inaugurar este mês", relata

Segundo o secretário, outros investimentos com contratos e reservas financeiras já garantidas estão em fase de tramitação processual de aquisição, nos eixos de "valorização do servidor" e "combate a criminalidade violenta" através do Fundo Estadual.

"Lembro também que os municípios fazem parte hoje do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e podem impulsionar projetos de segurança pública, inclusive, com captação de recursos federais. Estamos incentivando isso, propondo criação dos conselhos municipais de segurança, dos fundos municipais e guardas municipais. A intenção do governo é, através do programa de segurança fornecer equipamentos e armamentos para as guardas municipais em processo de cooperação", comenta, esclarencendo que essa medida fortalecerá o sistema, aumentando a ostensividade com presença das viaturas caracterizadas em parceria com as PMs nos municípios distantes.

Segundo o secretário, cada município, por exemplo, pode ter o seu sistema de vigilância por câmeras conectado ao do Estado, este já em processo de aquisição pela ATI. "O Governo do Estado tem investido em ações para aparelhar a segurança pública de melhores estruturas e optamos pela construção de Unidades Integradas de Segurança Pública, como fizemos em Elesbão Veloso, Vila Nova, Gilbués, entre outras, e estamos fazendo em Canto do Buriti e Domingos Mourão", comenta. 

São estruturas modelos que reúnem num mesmo local os efetivos das duas polícias (PM e PC). Exemplo desta reestruturação que deu muito certo é a que foi efetivada em Fronteiras. "As duas instituições trabalhando no mesmo local facilita a integração e o acesso rápido da população ao serviço", explica. 

Além das viaturas, o secretário afirma que foram adquiridos outros equipamentos de proteção individual e tecnologia adequada para garantir a boa atuação da polícia (aquisição de drones, armamentos modernos, miras holográficas, etc).

"Claro que equipamentos não são suficientes, por isso, temos acionado de forma continuada as academias de polícias para oferecer a capacitação, o treinamento necessário para a atuação qualificada. Concursos e nomeações foram realizados nas instituições", diz, enfatizando que foram autorizadas nomeações de delegados, agentes, peritos e policiais militares. 

Polícia Militar ganhou reforço com nomeações de aprovados em concurso (Divulgação)

Concursos e nomeações

"Este ano foram feitas nomeações e para este mês de junho estão previstos mais nomeações para a Polícia Civil e concurso público para a Polícia Militar. Outras ações foram exemplos de prática nesse esforço de reduzir a violência, que é um problema social crônico, cuja solução depende da articulação de outras políticas públicas, como tem sido  a realidade do app "Salve Maria" e a "Patrulha Maria da Penha", comenta. 

Para o enfrentamento da violência na realidade de atuação das organizações criminosas, o secretário tem melhorado o monitoramento através da Diretoria de Inteligência, exigindo uma articulação com os demais órgãos que compõem o sistema de justiça criminal. "Entendemos que sendo as facções uma realidade interestadual e até internacional, o Piauí sozinho não conseguirá superar sem o esforço regional e nacional", diz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES