Políticos ocupam altos cargos no mundo e assumiram ser homossexuais

Eduardo Leite se tornou o primeiro governador na história do Brasil a assumir ser gay.

Buttigieg (direita) apareceu com seu marido em diversos momentos da campanha para Presidência | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A decisão do governador Eduardo Leite (PSDB) de assumir ser homossexual é um fato pouco comum na política brasileira. Ele se tornou o primeiro governador na história do Brasil a assumir ser gay.

Os casos de políticos assumidamente homossexuais são raros no Brasil — como os ex-deputados Jean Wyllis (PSOL-RJ) e Clodovil Hernandes (PTC-SP e PR-SP, falecido em 2009), o deputado federal David Miranda (PSOL-RJ, que substituiu Wyllis quando este renunciou, em 2019) e o ex-prefeito de Lins (SP), Edgar de Souza (PSDB).

Eduardo Leite se tornou o primeiro governador brasileiro a assumir sua homossexualidade (CRÉDITO,GUSTAVO MANSUR / PALÁCIO PIRATINI)

Dois chefes de governo gays

No restante do mundo, alguns políticos gays alcançaram altos cargos. Atualmente apenas dois políticos abertamente gays são chefes de governo — em Luxemburgo e na Sérvia. Bélgica, Islândia e Irlanda também tiveram chefes de governo homossexuais no passado (a Noruega chegou a ter um chefe de Estado interino gay). Todos são europeus.

O premiê de Luxemburgo, Xavier Bettel (direita), casou-se com Gauthier Destenay em 2015 (GETTY IMAGES)

Em 2009, a Islândia elegeu a ex-aeromoça e líder sindical Johanna Sigurdardottir como primeira-ministra. Ela foi a primeira chefe de Estado do mundo abertamente homossexual no mundo.

Atualmente, o único chefe de Estado gay na União Europeia é o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel. Ele chegou ao cargo em 2013 e casou-se dois anos depois com seu parceiro, após a introdução de uma nova lei permitindo casamentos gays. Bettel foi reeleito.

Premiê da Sérvia, Ana Brnabic, é criticada por ativistas LGBT por não fazer o suficiente para defender os direitos dos homossexuais no país. (GETTY IMAGES)

Ana Brnabic

Considerado um país de linha conservadora, a Sérvia elegeu Ana Brnabic em 2017 — a primeira mulher e primeira homossexual a ocupar o cargo. No ano seguinte, ativistas da comunidade LGBT criticaram Brnabic por não atuar em favor das pautas de direitos sociais e chegaram a fazer uma campanha para que a premiê não participasse de uma das paradas do Orgulho Gay do país.

Em 2019, a parceira de Ana Brnabic deu à luz ao filho do casal — a primeira vez no mundo em que um chefe de Estado gay tem um filho no cargo.

Buttigieg (direita) apareceu com seu marido em diversos momentos da campanha para Presidência; hoje ele é ministro de Joe Biden (Getty Images)

Estados Unidos

Nos EUA, o primeiro político abertamente gay a ter proeminência foi Harvey Milk, do partido Democrata, que se elegeu vereador de San Francisco nos anos 1970.

Ex-militar e combatente na Guerra da Coreia, Milk tornou-se um ícone entre ativistas por defender direitos de pessoas homossexuais. Ele foi assassinado em 1978 dentro da prefeitura de San Francisco por um adversário político, que também matou o prefeito da cidade no mesmo incidente.

Um dos políticos mais famosos a assumir sua homossexualidade foi o democrata Barney Frank, que atuou como deputado entre 1981 e 2013. Ao longo dos anos, ele foi um dos parlamentares mais influentes do Congresso americano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES