Por unanimidade, TCU manda Bolsonaro devolver joias e fuzil em até 5 dias

O TCU também obrigou Bolsonaro a devolve à Presidência a pistola e o fuzil que ganhou nos Emirados Árabes.

fu | dtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devolva em até 5 dias o segundo pacote de joias recebidas da Arábia Saudita. O acervo deverá ser entregue e à secretaria-geral da Presidência da República. 

Por unanimidade, sete ministros do Tribunal de Contas da União revisaram a decisão de Augusto Nardes. Na semana passada, ele proibiu o ex-presidente de vender ou usar os bens, mas manteve o conjunto sob a posse de Bolsonaro. A medida foi considerada "leve" por procuradores e integrantes do tribunal. 

Bolsonaro terá que devolver joias à Presidência em 5 dias, determina TCU (Foto: Reprodução)

O TCU também obrigou Bolsonaro a devolve à Presidência a pistola e o fuzil que ganhou nos Emirados Árabes. O conjunto tem valor estimado em R$ 57 mil. O caso foi revelado pelo portal Metrópoles. A Receita Federal também deverá entregar à Presidência o primeiro pacote de joias, destinadas à ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que está detido desde 2021. Este conjunto é estimado em R$ 16,5 milhões.

Na mesma sessão, os ministros concordaram com uma proposta levantada pelo ministro Benjamin Zymler para o TCU conduzir uma auditoria nos presentes recebidos por Bolsonaro durante o mandato para avaliar se há casos semelhantes às das joias árabes. 

"Acho que seria muito bem-vindo que isso fosse feito, pois parece que a PF está fazendo algo neste sentido", afirmou Zymler. A ideia foi aprovada pelo presidente do tribunal, ministro Bruno Dantas. Para ele, esse tipo de auditoria deverá ser feita de ofício ao fim dos próximos mandatos presidenciais.

Fonte: UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES