PP e Republicanos anunciam nomes bolsonaristas para CPMI

A comissão prioriza partidos da oposição extremista ao governo

Ministra Damares é uma das indicadas à CPMI | Douglas Gomes/Republicanos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatro senadores da bancada opositora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram oficialmente anunciados pelos respectivos partidos – os quais possuem uma aliança política – para ocupar as cadeiras destinadas ao Progressistas (PP) e Republicanos. Os senadores irão se juntar a outros indicados, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), para discutirem pautas relacionadas ao atentado do 08 de janeiro.

O ofício de apresentação foi remetido à Secretaria Geral da Mesa (SGM) do Congresso, o qual é presidido pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No documento, os nomes indicados pela linha opositora são dos senadores Esperidião Amin (PP-PR), Damares Alves (Republicanos-DF), Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG).

Leia Mais

Os dois primeiros senadores citados já se encontram na condição de titulares da comissão; enquanto que os dois últimos, de suplentes. O bloco extremista ficou com duas vagas, no total, quando realizada a divisão dos 32 assentos. A distribuição do número de cadeiras é baseada no Regime Comum tanto da Câmara quanto do Senado.

Governo Lula escala bons de briga e técnicos para embate na CPI do Golpe

Rodrigo Pacheco cria a CPMI que investigará atos golpistas

CPMI não vai atrapalhar tramitação de arcabouço fiscal, garante Padilha

PL e Novo

No Senado, as siglas de oposição ao governo petista ainda possuem duas outras cadeiras destinadas ao Partido Liberal (PL) – que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro – e mais duas ao Partido Novo, todas para o cargo de suplentes. Porém, ao analisar as regras de distribuição de lugares na CPMI, o presidente da Casa entendeu que o Novo não cumpre todos os requisitos para preencher espaço no colegiado. Com isso, o único senador do partido, Eduardo Girão (Novo-CE), foi indicado a participar.

Embate ao governo

A CPMI do 08 de janeiro minou a bancada bolsonarista ao priorizar blocos e legendas de posicionamento governista e moderado. O partido do presidente Lula, entretanto, soma no máximo cinco cadeiras. O Partido Social Democrático (PSD), de Gilberto Kassab, e o União Brasil, de Luciano Bivar, são as siglas com mais vagas na comissão.

Arthur Maia (União Brasil-BA) deve ocupar a presidência; e Eduardo Braga (MDB-AM), a relatoria, mas a decisão ainda não foi confirmada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES