Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

PPA terá como meta principal IDH alto

A média no mínimo tem que chegar a 0,8; atualmente está na faixa de 0,71

Compartilhe
Google Whatsapp

O Governo do Piauí apresentará à Assembleia Legislativa até a próxima quarta-feira, 30 de outubro, o Plano Plurianual 2020-2023. Em definição final na quinta-feira, 24 de outubro, o governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Planejamento Antônio Neto destrincharam os principais pontos da proposição. A principal meta do PPA é que o Piauí atinja o patamar de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, ou seja, média no mínimo em 0,8; atualmente está na faixa de 0,71.

Em torno da questão, Dias citou o objetivo do PPA em promover o desenvolvimento socioeconômico, elevar o Produto Interno Bruto e manter o equilíbrio econômico local, conciliando com investimentos. Nisso, norteou os desafios oriundos da crise financeira nacional. “Não é fácil se planejar no Piauí e no Brasil, tendo em vista a conjuntura complexa que temos, mas estamos trabalhando numa perspectiva de um plano bem elaborado. Estamos inovando para ter o orçamento anual mais próximo possível da realidade. Trabalharemos com a projeção de cada despesa e receita, com plano de investimentos, baseados no que fazer para se ter melhor qualidade de vida, mais infraestrutura, para garantir o crescimento da economia, para reduzir mortalidade infantil e acidentes de trânsito, para melhorar os serviços.  Atuaremos para que tudo isso seja concretizado, o que colocará o Piauí em outro patamar”, frisou.

Por sua vez, o secretário de Planejamento, Antônio Neto, apontou que o plano é baseado em uma nova metodologia de resultados. “Nesse novo método traçamos as metas e os indicadores que queremos atingir até 2023. Temos uma estratégia de acompanhamento de todos os indicadores que impactam no IDH do estado. O PPA está linkado com os ODS e aponta para que cheguemos a 2023 com um Piauí mais desenvolvido e incluído do ponto de vista ambiental, no combate às desigualdades e na redução da pobreza. Com isso chegaremos à principal meta, que é alcançar um IDH alto”, frisou.

O Plano Plurianual é a base para o Orçamento do Estado e nele são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas pelos gestores por um período de quatro anos. O PPA 2020-2023 está sendo elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com a empresa Macroplan, consultoria contratada pelo Governo do Estado para ajustar a nova metodologia de gestão orientada para resultados.

Reprodução


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se