PPA terá como meta principal IDH alto

A média no mínimo tem que chegar a 0,8; atualmente está na faixa de 0,71

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí apresentará à Assembleia Legislativa até a próxima quarta-feira, 30 de outubro, o Plano Plurianual 2020-2023. Em definição final na quinta-feira, 24 de outubro, o governador Wellington Dias (PT) e o secretário de Planejamento Antônio Neto destrincharam os principais pontos da proposição. A principal meta do PPA é que o Piauí atinja o patamar de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, ou seja, média no mínimo em 0,8; atualmente está na faixa de 0,71.

Em torno da questão, Dias citou o objetivo do PPA em promover o desenvolvimento socioeconômico, elevar o Produto Interno Bruto e manter o equilíbrio econômico local, conciliando com investimentos. Nisso, norteou os desafios oriundos da crise financeira nacional. “Não é fácil se planejar no Piauí e no Brasil, tendo em vista a conjuntura complexa que temos, mas estamos trabalhando numa perspectiva de um plano bem elaborado. Estamos inovando para ter o orçamento anual mais próximo possível da realidade. Trabalharemos com a projeção de cada despesa e receita, com plano de investimentos, baseados no que fazer para se ter melhor qualidade de vida, mais infraestrutura, para garantir o crescimento da economia, para reduzir mortalidade infantil e acidentes de trânsito, para melhorar os serviços.  Atuaremos para que tudo isso seja concretizado, o que colocará o Piauí em outro patamar”, frisou.

Por sua vez, o secretário de Planejamento, Antônio Neto, apontou que o plano é baseado em uma nova metodologia de resultados. “Nesse novo método traçamos as metas e os indicadores que queremos atingir até 2023. Temos uma estratégia de acompanhamento de todos os indicadores que impactam no IDH do estado. O PPA está linkado com os ODS e aponta para que cheguemos a 2023 com um Piauí mais desenvolvido e incluído do ponto de vista ambiental, no combate às desigualdades e na redução da pobreza. Com isso chegaremos à principal meta, que é alcançar um IDH alto”, frisou.

O Plano Plurianual é a base para o Orçamento do Estado e nele são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas pelos gestores por um período de quatro anos. O PPA 2020-2023 está sendo elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com a empresa Macroplan, consultoria contratada pelo Governo do Estado para ajustar a nova metodologia de gestão orientada para resultados.

Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES