Veto: Estão tirando dos pobres para dar para os ricos, diz Marcelo Castro

Marcelo Castro disse ter ficado muito frustrado e abatido com o adiamento da votação do veto para 2013.

O deputado federal Marcelo Castro | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Marcelo Castro disse que a decisão do ministro do STF, Luíz Fux, de proibir a apreciação do veto da presidente Dilma ao projeto de divisão igualitária dos royalties do petróleo, foi ?uma pataquada, um jogo combinado?. O ministro disse que só se poderia votar a derrubada do veto da presidente se fossem votados antes todos os 3060 vetos pendentes no congresso.

A decisão de Luíz Fux, que é carioca, atrapalhou até mesmo a votação do orçamento federal para 2013, que agora só poderá ser votado em fevereiro. ?Agora, ele volta atrás dizendo que só não podia votar os vetos, e fica com cara de pateta para a opinião pública?, disse Marcelo Castro ao meionorte.com. ?O ministro julgou a matéria por conveniência?.

Marcelo Castro disse ter ficado muito frustrado e abatido com o adiamento da votação do veto para 2013. ?Uma coisa tão simples, tão óbvia, tão cristalina, e é essa dificuldade toda?, lamentou. Projetos de divisão igualitária dos royalties do pré-sal já recebem dois vetos presidenciais, um de Lula e outro de Dilma, e já foi votado seis vezes, todas com votação esmagadora do lado a favor.

O deputado brincou dizendo que ?estão fazendo o contrário do Robin Hood: estão tirando dos pobres para dar aos ricos?. ?É uma riqueza da União, está no mar, e por isso pertence a todos os brasileiros, e querem que fique 82% dela só para um estado, o Rio de Janeiro?, disse. Segundo Marcelo Castro, são R$ 32 bilhões para 2013. Ele, entretanto, não desanima e afirma que o veto será derrubado no ano que vem, e que os recursos serão divididos: ?Não tem Lula, não tem Dilma, não tem Fux: ninguém está acima da nação brasileira?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES