Prefeita assina ordem de serviço para o início das obras na Praia de Iracema

Prefeita assina ordem de serviço para o início das obras na Praia de Iracema

Prefeita assina ordem de serviço para o início das obras na Praia de Iracema | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nova fei??o da Praia de Iracema come?a a ser vislumbrada a partir deste domingo, dia 17 de fevereiro, quando a prefeita Luizianne Lins assina a ordem de servi?o para o in?cio das obras de reforma e amplia??o do cal?ad?o. Nesta primeira fase, a obra contempla o trecho j? existente, que ser? alargado, mas tamb?m prev? a constru??o de um novo trecho, em frente ao DNOCS, onde ser?o instalados paradas de ?nibus, bancos, espelhos d??gua, jardineiras e playgrounds. ?A id?ia ? formatar um corredor cultural que ligue a orla da Praia de Iracema ao Centro Drag?o do Mar?, enfatiza a arquiteta e coordenadora do Projeto de Requalifica??o da Praia de Iracema, Lia Parente.

Para comemorar o feito, o Largo do Mincharia ser? palco de uma programa??o art?stica, j? ao cair da tarde. A partir de 17h, o p?blico infantil vai dispor de brinquedos gigantes, oficinas de arte-educa??o e apresenta?es teatrais. ?s 18 horas, o violonista Manass?s desfia seu repert?rio autoral seguido do show da banca Coda, que faz uma releitura do extinto grupo Legi?o Urbana e um revival dos cl?ssicos dos anos 80. ?Pra n?s ? super importante participar desse processo inicial de requalifica??o da Praia de Iracema, porque nossa banda come?ou a tocar nesse bairro em 1996. A Praia de Iracema ? o habitat natural dos artistas, ? para onde as ?guas correm. Muitas gera?es de m?sicos, principalmente, criaram e se inspiraram nesse cen?rio. Tanto assim que s?o muitas as can?es em homenagem ? Praia de Iracema. E n?s est?vamos meio ? deriva?, comemora o guitarrista da banda, Jorge Lu?s.

A primeira etapa de requalifica??o do reduto cultural da cidade tamb?m compreende o boulevard da Avenida Almirante Tamandar?. ?Vamos introduzir ali um largo passeio, ocupando uma das faixas da Almirante Tamandar?. L? teremos estacionamento, arboriza??o, bancos e jardineira?, detalhou Lia. O Pavilh?o Atl?ntico ? outra novidade. Mas est? intrinsecamente ligada ao passado do bairro. Trata-se da restaura??o de uma edifica??o onde funcionou um caf?, na antiga zona portu?ria da cidade. ?Esse caf? foi constru?do a partir da estrutura de um coreto transferido para o local e que antes estava situado na Pra?a Marquez de Herval, hoje Jos? de Alencar?, remonta Lia. ?Vamos reconstitu?-lo respeitando suas caracter?sticas originais?. O local, que era de encontro ? beira mar e espera das embarca?es, ser? agora prop?cio ao cooper, caminhada e pescaria.

O espig?o ? altura da Av. Rui Barbosa ? outro ponto contemplado nessa primeira fase de obras. O Pont?o de Iracema, como vem sendo chamado, ser? inteiramente pavimentado e ter? bancos e postes de ilumina??o, sendo tamb?m voltado ao lazer. Segundo Lia Parente, ainda este m?s ser?o encaminhadas as licita?es para o restauro do Estoril e reforma do Instituto Cultural Iracema, ao lado do Bar do Mincharia.

O Estoril voltar? a funcionar como bar e reduto bo?mio dos artistas da cidade, al?m de abrigar o Memorial do Forr?, enquanto o Instituto Cultural Iracema funcionar? como O.S. respons?vel pela gest?o, fiscaliza??o e manuten??o do projeto da Praia de Iracema, al?m de captar recursos para o mesmo. ?A requalifica??o da Praia de Iracema ? um processo cont?nuo, n?o tem fim. Toda a sociedade civil, para al?m do poder p?blico, deve se reapropriar do lugar e cobrar essa continuidade de a?es que garantam a plena conviv?ncia no bairro?, destaca Lia. As obras desta etapa devem prosseguir at? agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES