Decreto proíbe venda de eletrodomésticos em supermercados de Teresina

A medida terá as regras definidas semana que vem e visa restringir o fluxo de carros na região

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizada às 17h16

Em transmissão ao vivo realizada na tarde deste sábado, 09 de maio, o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) admitiu a possibilidade da adoção de rodízio de veículos no centro da capital, devido à intensa movimentação. O estudo em torno do dispositivo já está sendo feito pela Prefeitura, o líder municipal destaca que há uma economia ‘clandestina’ em funcionamento.

“Estamos discutindo a possibilidade de colocar rodízios no centro de Teresina, entendemos que a possibilidade é bastante real. Tá acontecendo nas ruas de Teresina, as lojas fechadas e as vias cheias de carro, então está ocorrendo uma economia clandestina. Teresina também fechou seu transporte coletivo, foi a terceira capital a fazer isto”, indicou.

O prefeito indicou que na próxima semana haverá um avanço nas discussões sobre o rodízio e que em um primeiro momento ele será pedagógico, as punições serão dispostas em um segundo momento.

“A ideia está sendo debatida e no primeiro momento  teremos uma parte mais pedagógica, a mais dura punitiva ocorrerá mais para frente”, disse.

Vale indicar que o rodízio é uma medida de gestão da demanda do transporte utilizada para estabelecer proibições à circulação de diversos tipos de veículos, em certo tempo ou lugar, e é utilizada principalmente dentro de zonas urbanas ou em situações de emergência, como é o caso de Teresina.

Meio Norte

Quanto aos esforços para conter a pandemia da covid-19, o prefeito destacou que a atenção em relação aos municípios maranhenses, apontando para barreiras sanitárias, no intuito de evitar uma vinda espontânea de grupos de outros Estados para Teresina, sem passar pela regulação.

“Estamos vendo o que está acontecendo do outro lado do rio Parnaíba, historicamente já há uma dependência muito grande de municípios do Maranhão com a saúde de Teresina, e óbvio que passamos a ser uma opção para municípios de interior, para nós é uma ameaça a chegada em massa de pessoas do Maranhão”, afirmou.

Com 86 pacientes do Maranhão com covid-19 já atendidos em Teresina, o prefeito destaca que é preciso respeitar todos os critérios relacionados a regulação, a capital piauiense possui pactuação com 17 cidades do vizinho Estado.

“Se não tivermos uma providência vamos ter que pegar toda nossa capacidade e usar para atender um outro Estado. Não podemos ser responsabilizados pela falta de compromisso dos outros, que não estão tendo o mesmo rigor que nós temos. Qualquer aumento hospitalar fora da nossa curva, vamos vivenciar uma situação igual a de Manaus, São Luís. Exatamente por isso não podemos permitir que o polo de saúde passe a funcionar como antes”, disse.

No que se relaciona a ampliação dos leitos, Firmino Filho sintetizou que conversará na próxima segunda-feira, 11 de maio, com o secretário de Saúde Florentino Neto e com o secretário de Governo Osmar Júnior para reforçar a estratégia.

“Vamos ter nesta segunda essa conversa para discutir a expansão da rede hospitalar; vamos buscar integrar a linha de cuidado que já está definida na Prefeitura de Teresina, temos 20 UBSs que são as UBSs para covid-19, essas UBSs gripais estão devidamente treinadas, inclusive com o protocola da hidroxicloroquina”, sintetiza.

Decreto proíbe venda de eletrodoméstico em supermercados

Os supermercados, hipermercados, mercados e estabelecimentos congêneres não poderão comercializar produtos eletrônicos, eletrodomésticos, artigos de vestuário e outros produtos considerados não essenciais. A medida consta no decreto 19.742, assinado pelo prefeito Firmino Filho, neste sábado (09), e será válido até ulterior deliberação.

De acordo com o prefeito, estes estabelecimentos só poderão comercializar gêneros alimentícios e similares, produtos de higiene, de limpeza e aqueles considerados essenciais para a sobrevivência humana. Ao assinar o decreto, o prefeito levou em consideração o aumento no número de pessoas nesses tipos de estabelecimentos. “O que a gente percebe é que há muitas pessoas circulando nos supermercados e hipermercados, muitas vezes para a aquisição de produtos não essenciais. A aglomeração de pessoas se transformou num grande meio de propagação do vírus, que poderá ser prejudicial para todos, caso não sejam cumpridas regras específicas e intensificadas as medidas de segurança”, comentou.

Meio Norte

A Prefeitura de Teresina tem trabalhado para garantir medidas que minimizem a propagação do novo coronavírus na capital. Em março, foram suspensas as atividades esportivas, culturais e educativas nas escolas da rede pública da capital, assim como a suspensão do funcionamento de atividades econômicas e comerciais, excluindo os serviços considerados essenciais. O sistema de transporte público também passou por alterações, permitindo seu uso, exclusivamente, por trabalhadores que estão atuando nos serviços considerados essenciais. “Ao longo do tempo estamos observando o comportamento do vírus na nossa capital e adotando as medidas que são necessárias para garantir a segurança da população. Todas as ações vêm no sentido de garantir a preservação das vidas, que é a nossa prioridade”, reforçou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES