Prefeito de partido de Bolsonaro com vice do PT é eleito em Santa Catarina

A chapa mostra uma união de partidos conflitantes no cenário político nacional.

Prefeito de partido de Bolsonaro com vice do PT é eleito em Santa Catarina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (7), eleitores de Xavantina, em Santa Catarina elegeram Luciano Altenhofen (PL) e Acácio Molozzi (PT) para os cargos de prefeito e vice-prefeito com 1.741 votos válidos. Os mandatários anteriores tiveram os diplomas cassados por compra de votos e, por essa razão, foram realizadas eleições suplementares. A chapa mostra uma união de partidos conflitantes no cenário político nacional.

A cidade de Xavantina passou por eleição suplementar, neste domingo (7), e já tem os seus novos governantes. Luciano Altenhofen e Acácio Molozzi foram eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito com 1.741 votos, o que corresponde ao total de votos válidos, excluindo-se brancos e nulos. Somente a coligação Juntos Por Xavantina concorreu ao pleito.

Compareceram às urnas 77,05% dos 3.491 eleitores e eleitoras considerados aptos para a votação. Os votos brancos totalizaram 629, ou 23,38%, e os nulos somaram 320, o equivalente a 11,90%. A abstenção foi de 22,95% (801). A realização de eleições suplementares é regulada pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Como foi a votação

O domingo de eleição transcorreu com normalidade e nenhuma das 15 urnas eletrônicas utilizadas nas seções precisou ser trocada. Também não houve ocorrências policiais registradas nos 11 locais de votação, nos quais trabalharam 60 mesários e 20 auxiliares eleitorais.

Às 17h a votação foi encerrada e pouco tempo depois, às 18h37’25’’, a totalização dos votos terminou. A apuração aconteceu no Cartório da 61ª Zona Eleitoral, em Seara, e os trabalhos foram supervisionados pelo juiz eleitoral, Douglas Cristian Fontana, e pela promotora Renata Bezerra Marinho de Oliveira. O resultado está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).  

De acordo com o calendário estabelecido, os candidatos deverão encaminhar as prestações de contas à Justiça Eleitoral até a próxima terça-feira (9), e a diplomação dos eleitos deverá ocorrer até o dia 25 deste mês. A Eleição Suplementar de Xavantina aconteceu porque a chapa eleita em 2020 foi cassada pelo TRE catarinense por prática ilegal de compra de votos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES