Prefeito do interior do Piauí é acusado de compra de votos e fake news

Juiz nega pedidos de prefeito e ação de compra de votos chega em fase final

Gedison Alves Rodrigues | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito e a vice-prefeita do município de Marcos Parente, identificados no processo como Gedison Alves Rodrigues e Iara Martins Santana, estão sendo investigados em um processo de compra de votos e disparo de mensagens automáticas com fake news de viés eleitoreiro. O juiz negou pedidos de prefeito e o processo chega à fase final.

A Polícia Federal também investiga o prefeito Gedison Alves e a esposa, Ana Paula Brito de Sousa Rodrigues, que atua como secretária muncipal, por fraude em licitação para compra de cestas básicas.

Em decisão interlocutória de mérito, o Juiz da 046 Zona Eleitoral de Guadalupe – PI, Marcus Antonio Sousa e Silva, indeferiu na ultima sexta-feira (21) dois pedidos dos acusados em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE (nº 0600207-98.2020.6.18.0046 - PJe) por abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e Uso Indevido dos Meios de Comunicação por disparo em massa de Fake News (notícias falsas), nas eleições de 2020. 

Prefeito Gedison, de Marcos Parentes. Crédito: Divulgação.

Na decisão, o magistrado disse que é facultado o indeferimento, de forma fundamentada, da produção de provas que julgar protelatórias, irrelevantes ou impertinentes. O primeiro pedido foi para juntar aos autos a mídia completa do julgamento ocorrido no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). 

Entretanto, o juiz disse que “a meu ver, a primeira diligência é desnecessária, na medida que a gravação poderia ser obtida diretamente no TCE-PI, ou através do Youtube. Somente na hipótese de ser negado o acesso ou havendo a real impossibilidade de aquisição da gravação da mídia justificaria a requisição. Pois, ante a não demonstração da impossibilidade de obtê-la, indefiro o pedido”. 

O segundo pedido foi feito para realizar perícia no celular de testemunha que, segundo os autos do processo, recebeu através de áudio uma oferta de 5 mil reais e emprego em troca de voto. "O requisitante não justificou a imprescindibilidade de requisição dessa prova. Em princípio, não se tem conhecimento da real utilidade dessa perícia, na medida que a suposta gravação pode ser feita por qualquer aparelho de gravação, não somente por celular. Tal fato impossibilita a produção de tal prova com o fim almejado. Portanto, indefiro o pedido, na forma do art. 370, parágrafo único do CPC”, disse o Juiz. 

Por fim, o Juiz deu por encerrada a instrução e determinou o prazo dedois dias para os investigantes, investigados e o Ministério Público Eleitoral, apresentarem as alegações finais. Após, os autos retornarão conclusos para sentença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES