Prefeito monitora ações do Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti

O prefeito tem acompanhado sistematicamente as ações.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho tem acompanhado sistematicamente todas as ações realizadas pelos órgãos municipais em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti. No início da noite de ontem (22) o chefe do executivo municipal se reuniu com técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) e com os superintendentes de Desenvolvimento Urbano para o primeiro monitoramento da execução do Plano Emergencial e Intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypti e as ocorrências relacionadas ao vetor.

No que diz respeito à mobilização e controle ao Aedes aegypti foram realizadas pela FMS reuniões com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, representantes de escolas municipais e dos Centros de Referência de Assistência Social para sensibilizar e estimular o desenvolvimento de ações de combate ao mosquito. Os membros do Comitê de Mobilização Comunitária contra a Dengue também se reuniram de forma emergencial, de onde saíram diversos planos de ação para serem executados nas comunidades.

Nessa primeira semana de execução do Plano de Ação também foi feito um trabalho de qualificação, direcionamento e monitoramento das visitas dos Agentes Comunitários de Saúde no controle do vetor por meio do e-SUS, além da intensificação das visitas domiciliares pelos Agentes de Combate de Endemias para a eliminação de criadouros.

“Para combatermos o mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya é necessário que cada um faça a sua parte. Fizemos um diagnóstico e um histórico das ações de combate à dengue em Teresina e o que temos visto é que apesar do poder público estar fazendo a sua parte, a população também precisa ter mais compromisso nesse enfrentamento. Estamos fazendo uma avaliação das primeiras ações executadas através do Plano, que prevê o fortalecimento de atos voltados para o combate, com a intensificação da educação em saúde, limpeza, capacitação de profissionais e mobilização da população como um todo para essa luta”, disse o prefeito.

Firmino Filho acrescentou ainda que as ações serão contínuas e o principal objetivo do Plano de Enfrentamento é deixar a cidade livre do Aedes aegypti e, consequentemente, das ocorrências graves que esse vetor pode causar. “Precisamos focar no problema e realizar ações inovadoras que nos tragam resultados positivos. Já é feito um trabalho bastante sério na nossa cidade, mas a realidade da dengue no nosso país deu uma agravada e não podemos ficar de braços cruzados. Temos que agir e contar com a coletividade”, enfatizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES