Prefeito que casou com adolescente é alvo de operação no Paraná

De acordo com informações, o Prefeito nomeou a própria sogra para o cargo de secretária municipal dois dias antes de casar com a filha dela, uma adolescente de 16 anos.

Prefeito Hissam Hussein Dehaini, está sendo investigado. | Divulgação/Aen
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (1º), órgãos do Ministério Público do Paraná (MP-PR) realizaram uma operação na casa do Prefeito de Araucária no Paraná, Hissam Hussein Dehaini, para investigar possíveis crimes contra a administração pública. Segundo o MP, os procedimentos tramitam em segredo de justiça por motivo de "razão da natureza dos delitos investigados". No total foram 10 mandados de busca e apreensão cumpridos também na sede da Prefeitura de Araucária e em Curitiba.

De acordo com informações, o Prefeito nomeou a própria sogra para o cargo de secretária municipal dois dias antes de casar com a filha dela, uma adolescente de 16 anos. O MP não informou com detalhes quais são os crimes investigados, porém em Abril deste ano, o órgão confirmou a investigação da possível prática de nepotismo na prefeitura.

Busca e apreensão na Prefeitura. (Foto: Ministério Público)

Além do Prefeito, há outras pessoas sendo investigadas, mas o MP não detalhou quem e quantos, A operação é intitulada como "Scambio". Em nota, a prefeitura divulgou que a operação no paço municipal e a inspeção dos agentes no governo e no jurídico. Segundo a administração, nos setores inspecionados nada foi apreendido ou copiado.

Leia Mais

A operação Scambio, prosseguiu a investigação pela subprocuradoria-geral de justiça para assuntos jurídicos do MP, Grupo Especial de repressão ao crime organizado (GAECO) e promotorias com atuação nas áreas da infância e Juventude e da proteção ao patrimônio público.

Hissam Hussein, tem 65 anos, é alvo de uma polêmica após casar com a adolescente de 16 anos, idade mínima para casamento ou união estável no Brasil é de 18 anos. Com a repercussão negativa do caso e as investigações, o prefeito exonerou a mãe da adolescente, Marilene Rôde, que havia sido nomeada Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

O Casamento do Prefeito foi realizado pela vice-prefeita do município, Hilda Lukaski (PSD), que também é oficial de cartório. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a vice-prefeita formalizou o afastamento das atividades cartorárias de 1º de Janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2024. Segundo o ministro Luis Felipe Salomão, ela não poderia ter celebrado a união entre Hissam e a adolescente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES