Prefeito Toninho da Caridade é empossado como presidente da APPM

Ele foi eleito com 104 votos no dia 12 de dezembro, quando derrotou o prefeito Paulo César, de Francinópolis.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade, foi empossado nesta terça-feira (13), na Presidência da Associação Piauiense de Prefeitos (APPM) no biênio 2023/2024. Ele foi eleito com 104 votos no dia 12 de dezembro, quando derrotou o prefeito Paulo César, de Francinópolis.

Em sua gestão, o prefeito de Caridade do Piauí afirmou que o principal foco será o fortalecimento do municipalismo e a capacitação dos gestores para a captação de recursos, assim como o uso correto dos valores. Segundo o prefeito, muitos líderes perdem proventos por não ter ciência do processo para obtê-los. 

Prefeito Toninho da Caridade é empossado como presidente da APPM (Foto: Francy Teixeira)

Após assumir o mandato na APPM, em conversa com o Meionorte.com, Toninho de Caridade defendeu o Pacto Federativo, pautando uma melhor divisão do bolo tributário e a revisão das atribuições das Prefeituras. 

"Gratidão pela receptividade dos colegas prefeitos que estiveram presentes e as autoridades governamentais que estiveram aqui. Isso nos traz muito mais responsabilidade, para que a gente possa conduzir essa casa em defesa dos municípios. É um trabalho em que a gente vai estar procurando junto com o governo do estado, junto com o governo federal, para que os municípios possam receber os recursos mais rapidamente e também a questão do pacto federativo que é um tema que está em pauta há muito tempo e sempre esbarra em alguns pontos Congresso Nacional". 

O prefeito de Caridade do Piauí pediu o empenho da bancada federal do Piauí na defesa das pautas municipalistas. "A gente precisa colocar a nossa bancada federal para nos defender e que a gente possa nessa visão do bolo tributário, tirar as atribuições que foram dadas aos municípios e não foram dadas na questão financeira. Então, precisamos urgentemente do pacto federativo e dos reajustes dos programas federais que vem também pesando na gestão municipal". 

O alinhamento da gestão da APPM com os Executivos Estadual e Federal é considerado um facilitador pelo novo presidente da entidade municipalista. "Você vê que é um diálogo mais franco, mais aberto e o trânsito é livre, o próprio governador já deixou claro que já orientou a sua equipe a trabalhar conosco de uma forma em que podemos fortalecer os municípios e buscar os investimentos necessários e também que é papel da nossa instituição, está orientando os gestores para que seja aplicado da forma correta e também de uma forma responsável para que essa gestão se torne com eficiência e com resultados", complementou.

O governador Rafael Fonteles marcou presença na solenidade de posse. Segundo Fonteles, a proposta é estar mais próximos dos prefeitos de forma que as equipes das prefeituras municipais possam trabalhar junto com a equipe do Governo Estadual para que as políticas públicas funcionem melhor, com mais eficiência, parcerias, cofinanciamento, celebração de convênios para melhorar a educação básica, a atenção primária na saúde, na assistência social. "Acredito que juntando todas essas forças, o resultado será muito bom para o nosso estado e nossa população", disse o governador.

Rafael afirmou que conhece Toninho de Caridade como um grande prefeito, um bom gestor, que tem reconhecimento e credibilidade entre os seus pares, tanto que obteve expressiva votação. "Vejo Toninho de Caridade como um grande articulador e com o diálogo que temos vai ser muito produtivo", disse.

O governador fez ainda um balanço de sua viagem a Brasília, onde prestigiou a posse de 7 ministros do Governo Lula e garantiu que Brasília e o Brasil vivem um novo tempo. "A esperança que representa a volta de Lula ao Poder está materializada nos ministérios, com diálogo federativo muito melhor, estados e municípios serão melhor recebidos nos ministérios atuais, com políticas transparentes, sem privilégios para A ou B, mas para todos aqueles que têm competência para apresentar projetos e aproveitar os programas federais terão condições de fazê-lo. Estou muito otimista com Camilo Santana na Educação, nosso Wellington Dias no Desenvolvimento Social, Flávio Dino na Justiça", disse.

Prefeito Toninho da Caridade é empossado como presidente da APPM (Foto: Francy Teixeira)

O governador falou ainda sobre a votação do orçamento 2023 na Assembleia Legislativa e disse esperar a solução da ação judicial que deve ocorrer ao longo deste mês de janeiro e tão logo seja resolvida, o orçamento será votado e, inclusive, disse que ele pode ser votado na próxima legislatura. 

"Essa ação causa um impacto tão grande nas finanças, mexendo com todo planejamento do orçamento. Então a equipe de transição pediu e a Assembleia acolheu, portanto, é uma decisão do Legislativo Estadual, não é do governador, mas fizemos um alerta para esperar o desfecho dessa questão judicial para poder votar o orçamento", explica Rafael Fonteles.

Posse de secretários e repasse do ICMS

Fonteles falou ainda da posse solene de todos os secretários nesta quinta-feira, 5. "Todos já foram nomeados, o momento será de apresentação, de mostrar as metas", declarou.

Questionado sobre repasse de ICMS aos municípios, Rafael Fonteles diz que se trata de um imposto recolhido pelo Fisco Estadual e 25% são destinados aos municípios com base em critérios definidos pela legislação e cálculo feito pelo Tribunal de Contas do Estado. O repasse é constitucional.

O governador falou ainda sobre os preços dos combustíveis e disse que o atual Governo Federal manteve as mesmas condições do mês anterior, de forma que não há justificativa para o aumento de preço. Inclusive, segundo o governador, haverá fiscalização para que o preço cobrado na bomba seja justo, com base na legislação, para que o consumidor não seja prejudicado.

Prefeito Toninho da Caridade é empossado como presidente da APPM (Foto: Francy Teixeira)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES