Presidente Dilma emite nota de pesar após execução de brasileiro na Indonésia

Presidente Dilma emite nota de pesar após execução de brasileiro na Indonésia

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff, por meio de sua secretaria de impresa, emitiu uma nota de pesar em que se diz "consternada e indignada" pela execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, ocorrida por volta das 15h30 (horário de Brasília) deste sábado, na Indonésia. A nota diz ainda que "o Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas".

O brasileiro foi condenado à pena de morte em 2004 por tráfico de drogas. Ele tentou entrar na Indonésia, pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 quilos de cocaína, escondidos em partes de uma asa-delta desmontada em sete bagagens. Esta foi a primeira punição do tipo aplicada a um brasileiro no exterior. Um outro brasileiro, Rodrigo Muxfeldt Gularte, também foi condenado à morte por tráfico de drogas e tem sua execução marcada para fevereiro.

VEJA NA ÍNTEGRA:

A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia. Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a Presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país.

A Presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo. O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países. Nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada. O Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas.

Secretaria de Imprensa

Secretaria de Comunicação Social

Presidência da República



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES