Presidente da Argentina visita Lula nesta segunda, em 1º encontro

A informação, inicialmente divulgada pelo jornal O Globo, foi confirmada pela Folha de S.Paulo com fontes da chancelaria de Buenos Aires

Presidente da Argentina visita Lula nesta segunda, em 1º encontro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SYLVIA COLOMBO

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS)

O presidente argentino, Alberto Fernández, fará uma visita-relâmpago a São Paulo nesta segunda-feira (31), para se encontrar com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno neste domingo (30) e voltará à chefia de governo no Brasil em janeiro.

A informação, inicialmente divulgada pelo jornal O Globo, foi confirmada pela Folha de S.Paulo com fontes da chancelaria de Buenos Aires. A viagem tem peso político relevante para um Fernández em crise e de certa forma marca uma tentativa de resgatar uma tradição diplomática entre os dois países -o líder recém-empossado de um usualmente visita, antes de qualquer outro mandatário, o do outro.

Também encontra ecos em 2015, quando Mauricio Macri, eleito havia menos de duas semanas ao derrotar um candidato aliado dos petistas, se encontrou com a brasileira Dilma Rousseff em Brasília, reforçando o papel estratégico da relação.

Alberto Fernández assume nesta terça — Foto: Reuters/Agustin Marcarian 

Depois de se eleger, porém, Bolsonaro optou por fazer sua primeira viagem internacional como presidente ao Chile, à época governado pelo direitista Sebastián Piñera.

As relações de Brasília e Buenos Aires não se encontram em seu melhor momento. O atual presidente brasileiro não compareceu à posse de Fernández em 2019 -padrão que se repetiria em outros resultados eleitorais favoráveis à esquerda na região- e, na campanha, explorou a crise do país vizinho como uma forma de atacar Lula, dada a proximidade do petista com Fernández e sua vice, Cristina Kirchner.

Quando ainda era candidato, o presidente argentino visitou Lula na prisão, em Curitiba. Depois, manteve uma relação em muitas medidas apenas protocolar com Bolsonaro, e a falta de diálogo fez com que mesmo o Mercosul, por exemplo, ficasse praticamente em suspenso -com o Brasil preferindo que o bloco se flexibilize e a Argentina defendendo uma linha mais fechada.

Fernández mencionou os vários curto-circuitos com o governo brasileiro sob a gestão do atual presidente em uma entrevista à Radio 10 nesta segunda-feira (31). "Durante todos esses anos, fiquei quieto com relação às provocações que recebi do governo do Brasil, porque sei que a relação entre a Argentina e o Brasil deve ser indestrutível independente de quem governe", disse. "O vínculo com o Brasil será muito mais profundo, realista e sincero, e isso não é pouca coisa", acrescentou.

Fernández sugeriu ainda que fosse construído um eixo entre Brasil, México e Argentina, as três maiores economias da região que passam a ser governadas pela esquerda com a chegada de Lula ao poder. "Ele [Lula] é um homem que entende as necessidades da região, e particularmente a situação da Argentina. É muito fácil falar com ele dos problemas que a Argentina tem porque sempre encontro compreensão de seu lado."

Para o governo Fernández, a volta de Lula ao poder tem o condão de ser providencial. Com baixa popularidade, de pouco mais de 20%, o presidente atravessa uma séria crise econômica, com desdobramentos políticos cada vez mais marcados.

A divisão interna da coalizão opõe os peronistas moderados vinculados ao presidente e os kirchneristas, mais à esquerda, ligados a Cristina Kirchner.

A pouco menos de um ano da eleição presidencial argentina, uma foto ao lado do presidente eleito do Brasil, ainda uma figura popular na América Latina, pode ter alto valor político. O país vizinho acompanhou o pleito brasileiro com atenção -na sexta (29), o último debate entre Lula e Bolsonaro foi transmitido ao vivo na TV, sendo o terceiro programa mais assistido na faixa horária, atrás apenas de uma atração esportiva e do "Big Brother".

Neste domingo, Fernández e Cristina estiveram entre os primeiros líderes estrangeiros a parabenizar Lula pela vitória.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES