Presidente da Petrobras explica aumento e descarta desabastecimento

General Silva e Luna disse que sucessivos aumento é relacionado a uma série de fatores.

Audiência com presidente da Petrobras | Edilson Rodrigues/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, participou de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira, 23. Questionado sobre a política de preços de combustíveis, ele defendeu a empresa e atribuiu os sucessivos aumentos da gasolina, do diesel e do gás de cozinha nos últimos meses a uma série de fatores e descartou qualquer risco de desabastecimento de derivados de petróleo no Brasil

O presidente da Petrobras fez um resumo do contexto internacional que afetou o preço do petróleo nos últimos dois anos e destacou que a estatal não detém o monopólio do petróleo desde 1997 e que o preço do petróleo no mercado internacional — o chamado PPI, "preço de paridade de importação" — não é a única variável que afeta os valores praticados pela empresa.

Em sua gestão, Silva e Luna ressaltou que a Petrobras chegou a ficar 92 dias sem reajustar o valor do gás de cozinha, 85 sem reajustar o diesel e 56 sem alterar o preço da gasolina. A afirmação gerou uma reação veemente do senador Omar Aziz (PSD-AM).

"O salário do trabalhador brasileiro não é alterado a cada 90 dias, como o combustível é hoje quase diariamente. É uma brincadeira achar que se está fazendo um grande favor aos brasileiros", disse o senador.

Senadores ouvem o presidnete da Petrobras (Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Interesse dos acionistas

Jean Paul Prates (PT-RN) questionou a decisão da Petrobras de aceitar, sem recorrer, a determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de 2019, para que a empresa venda oito refinarias. O senador acusou o governo federal de não buscar a redução do preço interno dos combustíveis para atender o interesse dos acionistas no processo de venda dessas refinarias.

O presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA), indagou ao presidente da Petrobras sobre notícias de que as refinarias estariam operando abaixo da capacidade máxima. Silva e Luna afirmou que a média de produção das atuais 13 refinarias está em torno de 90%: (Fonte: Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES