Presidente do conselho reúne processos contra Renan; oposição vai recorrer

Presidente do conselho reúne processos contra Renan; oposição vai recorrer

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Conselho de ?tica do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), decidiu hoje unificar dois ?ltimos processos contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em uma ?nica a??o. A oposi??o amea?a recorrer da decis?o, j? que Quintanilha n?o consultou nenhum membro do conselho ao optar pela unifica??o dos processos.

O senador Dem?stenes Torres (DEM-GO) disse que vai questionar a unifica??o dos processos. "Da forma como foi feito, me parece manobra. L? atr?s o aditamento foi negado. Vamos recorrer", anunciou Dem?stenes ao referir-se ? decis?o de Quintanilha de negar pedido do PSOL para incluir na terceira representa??o contra Renan as den?ncias que resultaram no quarto processo contra o peemedebista.

O l?der do DEM no Senado, Jos? Agripino Maia (RN), disse que o partido vai recorrer "em quais inst?ncias forem necess?rias" para impedir a reuni?o dos ?ltimos processos contra Renan. Aliados do peemedebista avaliam que a jun??o dos processos pode ajudar na absolvi??o de Renan j? que consideram o terceiro o mais grave.

"[Reunir os processos] ? uma atitude insensata e provocativa. O Conselho de ?tica tem que reagir e se manifestar contra a unifica??o. Isso s? aumenta a tens?o dentro do colegiado", reagiu Agripino.

A possibilidade de reunir os processos contra Renan foi sugerida pela bancada do PT no Senado. S? que Quintanilha decidiu reunir apenas as terceira e quarta representa?es apresentadas contra Renan. O segundo caso, relatado por Jo?o Pedro (PT-AM), deve ser paralisado.

Na terceira den?ncia, Renan ? acusado de usar laranjas para a compra de um grupo de comunica??o em Alagoas com dinheiro n?o declarado ? Receita Federal. Na ?ltima representa??o, o senador ? investigado sobre a suspeita de integrar esquema de desvio de dinheiro em minist?rios chefiados pelo PMDB.

Aliados de Renan admitem, nos bastidores, que a reuni?o dos dois ?ltimos processos pode beneficiar o peemedebista. A acusa??o do uso de laranjas em Alagoas ? considerada grave pela oposi??o que avalia que se estivesse reunida a outro processo poderia perder for?a.

Dem?stenes disse que o "presidente do conselho n?o poderia nomear ningu?m do PMDB". "Ainda mais algu?m que faz uma defesa t?o aguerrida do senador Renan. O racioc?nio que ele construiu foi demolido. Ele escolheu algu?m do partido do presidente do Senado que tentou impedir de todas as formas a investiga??o", criticou.

Quintanilha nega ter favorecido Renan ao escolher Almeida Lima para a relatoria. "Ele foi o que aceitou. Alguns que eu convidei, n?o aceitaram. Cada um tem as suas raz?es."

Ele admitiu que evitou convidar para a relatoria senadores integrantes de partidos que apresentaram as duas ?ltimas representa?es contra Renan DEM, PSDB e PSOL. Mas confessou que consultou um parlamentar do DEM, que teria rejeitado o convite. "Eu convidei e n?o aceitaram."

Na opini?o do peemedebista, o plen?rio do Conselho de ?tica ser? "soberano" para acatar ou rejeitar o parecer de Lima sobre as ?ltimas den?ncias contra Renan, o que n?o configura uma opera??o articulada para absolver Renan.

"O relator tem a incumb?ncia de analisar os fatos e apresentar sua opini?o ao conselho. N?o h? desgaste, n?o h? manobra. Os membros do conselho v?o definir."

Quintanilha descarta reunir o segundo processo contra Renan aos outros dois por j? ter relator designado para o caso o senador Jo?o Pedro (PT-AM). O relator adiantou que vai recomendar o "sobrestamento" (paralisa??o) das investiga?es at? que a C?mara dos Deputados investigue o caso.

Assim como Renan, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL) ? acusado na segunda representa??o de beneficiar a Schincariol junto ao INSS depois que a empresa comprou f?brica do deputado por pre?o superfaturado em Macei?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES