Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso e estado de exceção

Pedro Castillo foi alvo de três pedidos de impeachment em 16 meses no poder. Presidente do Peru afirmou que convocará novas eleições no país.

Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso e estado de exceção | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Peru, Pedro Castillo, declarou, nesta quarta-feira (07), que vai dissolver o Parlamento do país e convocar novas eleições. O chefe de Estado, que sofre um processo de impeachment, também declarou estado de emergência em território peruano e impôs toque de recolher em todo o país.

O pronunciamento do presidente, em televisão aberta, ocorreu horas antes da sessão em que o pedido de destituição mais recente seria votado, primeira etapa para iniciar novo processo formal de retirada dele do governo. No discurso, o presidente anunciou que vai instaurar um governo de emergência excepcional, convocar novas eleições para o Congresso e elaborar outra Constituição em até nove meses. 

Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso e estado de exceção (Foto: Reprodução)“Os meus adversários políticos mais extremos, em um ato inédito, se unem com o único propósito de tomar o poder sem terem ganhado anteriormente uma eleição. Essa situação intolerável não pode continuar. Por isso, atentos às reclamações dos cidadãos, tomamos a decisão de estabelecer um governo de exceção, orientado para restabelecer o estado de direito e a democracia”, afirmou. 

Também ficou estabelecido toque de recolher entre as 22h e as 4h, no horário local, e a obrigatoriedade de devolução de armas ilegais, sob pena de prisão. 

IMPEACHMENT

Na semana passada, o Congresso peruano aprovou a abertura de um processo de impeachment contra Castillo, que é acusado pela oposição de "incapacidade moral" para ocupar o cargo. Esta é a terceira tentativa formal de derrubar o líder de esquerda desde que ele assumiu o cargo, em 2021.

A pressão aumentou também depois que o Congresso começou a avaliar uma denúncia do Ministério Público contra Castillo por suspeita de corrupção. A Promotoria pede que ele seja afastado temporariamente do cargo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES