Presidente do PT cobra renúncia de André Vargas em reunião

Dirigente defende que renúncia preservará a sigla e dará direito de defesa.

O presidente do PT, Rui Falcão | Agencia Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reuniu nesta quarta-feira (23) com a bancada do partido na Câmara para tentar convencer os parlamentares de que o deputado licenciado André Vargas (PT-PR) deve renunciar ao mandato para preservar a imagem da sigla.

Diante da resistência de Vargas em renunciar ao mandato, a bancada petista rachou. Há deputados que defendem a renúncia e outros que acreditam que o colega de partido deve enfrentar até o fim o processo por quebra de decoro parlamentar que tramita no conselho de ética da Câmara.

?Expus com todas as letras a opinião que tenho já manifestado a vocês, que o André [Vargas], em benefício dele e do PT, deveria renunciar e que não faria sentido o Conselho de Ética prosseguir com um processo diante de um réu que não é mais deputado. Eu continuo achando que a melhor solução é ele renunciar?, disse Falcão.

O presidente do PT assegurou que não existe um ?movimento de solidariedade? a André Vargas por parte do partido e que o parlamentar deveria ?refletir? sobre isso.

"Acho que ele [Vargas] deveria sair um pouco, se reunir com a família, meditar sobre os argumentos, ver esta situação da bancada. Não vejo movimento de solidariedade coletiva a ele. Não vejo uns 30 irem ao plenário e dizer que o André está certo, voar no avião do cara estava certo. Não vejo ninguém falar isso. Isso é uma coisa para ele refletir", ironizou o dirigente petista.

Vargas é alvo de denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal (PF) por suspeita de participar de um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que movimentou cerca de R$ 10 bilhões. O parlamentar do PT viajou em um jatinho fretado pelo doleiro e é suspeito de fazer tráfico de influência no Ministério da Saúde.

Mesmo com a insistência de Vargas em se manter no Legislativo, o presidente do PT adiantou que pretende fazer nova ofensiva nos próximos dias para convencê-lo a renunciar.

?Essa é uma decisão personalíssima, a gente não pode votar isso, mas é um pedido que temos feito a ele e que tenho reiterado. Eu sou persistente e vou continuar insistindo para ver se o convenço?, enfatizou.

Conselho de Ética

Nesta terça (22), uma manobra do PT adiou por uma semana a votação no Conselho de Ética do relatório do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) que recomenda a continuidade do processo contra André Vargas, que pode resultar na cassação do mandato do petista.

A pedido de Vargas, o deputado Zé Geraldo (PT-PA) pediu vista (mais tempo para analisar o caso) após a leitura do parecer preliminar. Diante da reivindicação, a votação do texto foi transferida para a próxima terça (29).

?Agora, ele [Vargas] tem mais uma semana para a votação do parecer no Conselho de Ética. A situação é de que há uma utilização política de um erro que ele cometeu para tentar generalizar isso com o PT, que não coaduna com os atos que ele até se desculpou por praticar?, disse Rui Falcão.

Após a reunião com Rui Falcão, o líder do PT na Câmara, Vicentinho (SP), destacou que ainda ?existem dúvidas? na bancada sobre se a renúncia seria o melhor caminho para André Vargas. ?A bancada está unida no que diz respeito ao direito de defesa do André, está unida no sentido de que a verdade tem que ser sempre a vencedora, mas existem dúvidas no que diz respeito a se ele deve ou não renunciar.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES