Na manhã desta sexta-feira (03),o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, recebeu a Medalha da Honraria Colar do Mérito Judiciário, a maior comenda concedida pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
A solenidade de outorga foi presidida pelo presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira, e ocorreu com a presença de várias autoridades, dentre elas, o governador do Piauí Wellington Dias (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques.
Em seu discurso, o presidente do STJ, destacou a importância do fortalecimento dos Tribunais de Justiça e da proximidade destes com as demandas da sociedade.
“Obrigado, Piauí! Já me sinto daqui há muito tempo. Juntos, unidos trabalhamos para construir um Piauí e um país cada vez mais humano. Fazemos a magistratura brasileira, mesmo em tempos de dificuldades, com sentido de dar resposta aos questionamentos da população e também lado a lado no crescimento do país. Magistratura e cidadania constroem um país melhor, cada vez mais”, disse o ministro Humberto Martins.
O presidente do TJ-PI, desembargador Oliveira, pontuou a algeria e satisfação em poder conceder a honraria ao presidente do STJ. “O ministro Humberto Martins é um amigo do Piauí e hoje também recebe também o título de cidadão piauiense e com certeza irá se integrar ainda mais com o nosso estado e nosso povo piauiense”, frisou o presidente do TJ-PI.
Participaram também da solenidade no Judiciário a deputada federal, Margarete Coelho, o prefeito Dr. Pessoa e o desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão.
Humberto Martins recebe o título de cidadão piauiense
Autor da proposição, o deputado Henrique Pires (MDB) abriu sua fala usando a passagem bíblica do Salmo 121, sobre a proteção de Deus. Em seguida, ressaltou o extenso currículo do ministro Humberto Martins. Pires falou sobre a importância da defesa do ministro, um estudioso, nas questões de abastecimento d'água e saneamento na região Nordeste. "Outro tema que o ministro já fala há muito tempo é sobre a crise hídrica nacional, ele já vem alertando há muito tempo", lembrou o deputado, ressaltando a identificação entre suas bandeiras e as obras do ministro sobre assuntos como seca, saneamento, crise energética, família e violência. "Vejam a preocupação desse ministro do STJ com a sociedade, a natureza e com o ser humano. O Piauí agradece seu mais novo cidadão", frisou.
Embaixador do Piauí - "Quero saudar e agradecer o povo do Piauí agora como um irmão que sou", afirmou o ministro Humberto Martins e ao receber a honraria, o ministro colocou-se como embaixador do Piauí na capital da República e declarou seu amor, fé e amizade pelo estado. Em seu discurso, enalteceu piauienses que se destacaram, como o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Nunes Marques, que estavam presentes no evento; assim como o escritor Assis Brasil, falecido recentemente. Humberto Martins ressaltou o talento piauiense em se destacar nacionalmente.
O desembargador Sebastião Ribeiro Martins discursou em nome do Tribunal de Justiça do Piauí e fez questão de resgatar a memória de um alagoano que marcou a história piauiense, o arcebispo Dom Avelar Brandão Vilela, líder da Igreja Católica no estado, fundador da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e da Rádio Pioneira, onde apresentava o memorável programa "Oração por um dia feliz". O desembargador ainda enalteceu a escolha do lema feita pelo ministro Humberto Martins ao assumir a presidência do STJ: "Mãos Dadas - Magistratura e Cidadania".
Prestigiaram a solenidade o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (MDB), a deputada federal Margarete Coelho (Progressistas); os deputados estaduais Zé Santana (MDB), João Mádison (MDB), Severo Eulálio (MDB), Júlio Arcoverde (Progressistas), Lucy Soares (Progressistas), Cícero Magalhães (PT), Francisco Costa (PT), Flávio Nogueira Júnior (PDT) e Teresa Britto (PV). Também marcaram presença: o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira; o membro honorário vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coelho; os desembargadores federais Carlos Augusto Pires Brandão e César Jatahy; a prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, o subprocurador-geral de Justiça institucional do Ministério Público do Estado do Piauí é o procurador de Justiça Hugo de Sousa Cardoso, e o promotor Sérgio Henrique Furtado Coelho e o Juiz federal Shamyl Cipriano.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando nesse link
Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link
Baixe nosso app no Android, clique neste link