Presidente do TSE pede ao governo veto a dois pontos da reforma eleitoral

Ele fez o pedido em telefonema ao ministro da Justiça, Tarso Genro.

Carlos Ayres Britto | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, pediu nesta sexta-feira (25) ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que ele convença o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a vetar dois pontos da reforma eleitoral, aprovada no último dia 16 pela Câmara. Em telefonema nesta noite, ele sugeriu que sejam vetados o voto em trânsito e a impressão de votos.

Segundo Britto, há dificuldades operacionais para a implantação de ambos os mecanismos. Caberá ao presidente Lula acatar ou não as sugestões de veto. Para valer nas eleições de 2010, o projeto precisa ser sancionado por Lula e publicado no Diário Oficial da União até o dia 3 de outubro.

"Conversei com o ministro Tarso Genro dando ciência da preocupação da Justiça Eleitoral com esses dois específicos temas que reputamos prejudiciais ao bom funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Manifestei expectativa de que o presidente da República, estudando os temas, venha a vetá-los. São esses dois pontos do projeto de lei que mais nos trazem dificuldades operacionais irremovíveis”.

Nesta sexta, o TSE enviou ao Ministério da Justiça um estudo técnico com a fundamentação para que o voto impresso não seja retomado nas eleições de 2010. No dia seguinte à aprovação da reforma eleitoral, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, já havia dito que iria recomendar ao presidente Lula o veto aos mesmos dois pontos do projeto. Jobim já foi presidente do TSE e também do Supremo Tribunal Federal (STF). No último dia 17, o próprio ministro Ayres Britto já havia criticado o voto impresso e outros tópicos da reforma.

Segundo ele, a Justiça Eleitoral foi “descontemplada em vários aspectos”. Apesar da crítica, o ministro considerou que a aprovação do projeto trouxe "avanços" e mostrou que o “Poder Legislativo saiu da inércia”. De acordo com o texto aprovado pela Câmara, uma parcela dos votos, para efeito de amostra, deverá ser impressa pelo TSE em cada eleição. Segundo o projeto, os votos impressos mantêm o anonimato do eleitor e poderão ser usados para determinar uma eventual recontagem.

Já o voto em trânsito prevê que o eleitor possa votar caso não esteja em seu domicílio eleitoral. A medida, no entanto, vale apenas para votos em candidatos à Presidência da República. O sistema é adotado em outros países, como os Estados Unidos, onde é possível votar até pelo correio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES