Presidentes do Uruguai e do Chile dizem discordar de Lula sobre Maduro

''Devo dizer que fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa', disse Lacalle Pou.

Presidentes do Uruguai e do Chile dizem discordar de Lula sobre Maduro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a cúpula dos presidentes da América do Sul, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o presidente do Chile, Gabriel Boric, discordaram diretamente da fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula havia se referido às acusações de ações antidemocráticas e problemas com direitos humanos na Venezuela como uma "narrativa". Ambos os líderes expressaram discordância com a posição de Lula.

"Devo dizer que fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa. Já se sabe o que nós pensamos da Venezuela e do governo da Venezuela. Se há tantos grupos no mundo que tentam intermediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que se respeitem os direitos humanos, o pior que podemos fazer é tapar o sol com o dedo. Coloquemos o nome que tem, e vamos ajudá-los", afirmou Pou.

Em resposta à fala de Lula, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, destacou que nomeou um embaixador na capital da Venezuela, Caracas, devido à afinidade que os uruguaios têm com o povo venezuelano. Lacalle Pou ressaltou que não cabe aos presentes na reunião escolher o governo da Venezuela, mas que eles têm o direito de expressar suas opiniões sobre o assunto.

Ao justificar sua crítica, o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, destacou que a declaração conjunta discutida na cúpula tratava de temas como democracia, direitos humanos e proteção às instituições. Ele afirmou que, se esse ponto não estivesse incluído, não teria motivo para opinar sobre o tema. Tanto o ex-presidente brasileiro Lula da Silva quanto o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, estavam presentes na mesa durante essa discussão.

O presidente chileno, por sua vez, afirmou em uma entrevista coletiva que a situação na Venezuela não é uma narrativa, mas, sim "real e sério". A entrevista foi concedida na saída da reunião entre os todos os 11 presidentes sul-americanos.

"Expresso, respeitosamente, que tenho uma discrepância com o que disse o senhor presidente Lula, no sentido de que a situação dos direitos humanos na Venezuela foi uma construção narrativa, não é uma construção narrativa, é uma realidade, é grave e tive a oportunidade de ver, vi o horror dos venezuelanos. Essa questão exige uma posição firme", afirmou o presidente do Chile. 

O presidente do Chile, Gabriel Boric, expressou satisfação com o retorno da Venezuela às instâncias multilaterais, destacando que acredita que é nesses espaços que os problemas devem ser resolvidos. No entanto, ele ressaltou que esse retorno não deve significar ignorar as questões que são importantes para os países desde o início.

Na conferência de imprensa realizada na segunda-feira, o ex-presidente Lula da Silva, ao lado do presidente venezuelano Nicolás Maduro, afirmou que havia sido construída uma "narrativa de antidemocracia a autoritarismo" contra a Venezuela. Com essa declaração, Lula expressou sua visão de que a percepção negativa em relação à Venezuela é resultado de uma construção discursiva que retrata o país como antidemocrático e autoritário.

Lula disse: "Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo", afirmou. "Está nas suas mãos, companheiro, construir a sua narrativa e virar esse jogo para que a gente possa vencer definitivamente e a Venezuela volte a ser um país soberano, onde somente o seu povo, através de votação livre, diga quem é que vai governar aquele país". 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES