“Bancada da Bala”: Capitão Wagner obteve votação histórica recorde de 43.655 votos

Primeiro e segundo colocados para vereador em Fortaleza são ligados ao tema segurança

Capitão Wagner (PR), que é policial militar e que obteve votação histórica de 43.655 | Divulgacao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os dois vereadores mais votados em Fortaleza são associados ao que se convencionou chamar de ?bancada da bala?. Capitão Wagner (PR), que é policial militar e que obteve votação histórica de 43.655 votos, superou em quase três vezes a maior votação que um vereador já obtera em eleições proporcionais na Capital. Para se ter uma ideia, José Maria Couto (PMDB), que tinha o recorde anterior, conquistou, em 2000, 16.257 sufrágios.

Segundo vereador mais bem votado em Fortaleza nessas eleições, Vitor Valim (PMDB), que também bateu recorde com 29.952 votos, é apresentador de um programa policial na TV Cidade e, assim como Capitão Wagner, também possui como três últimos dígitos de seu número o telefone pelo qual a população pode acionar a Polícia: 190. Ambos tem o discurso fortemente voltado para a questão da segurança pública.

O vereador João Alfredo (Psol), que conseguiu se reeleger, também superior o recorde anterior. Ele obteve 20.222 votos e foi o terceiro parlamentar mais bem votado na Capital.

Oposição

Dois dos mais ferrenhos opositores da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), na Câmara Municipal nessa legislatura não foram reeleitos. Nem Dr. Ciro Albuquerque (PTC), nem Plácido Filho (PDT) conseguiram vaga na Casa desta vez.

A ampliação no número de cadeiras na Câmara foi de 41 para 43 vagas. O percentual de renovação dos vereadores foi de 44%, com 19 novos nomes. Em 2008, o índice foi maior. Ficou em 56%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES